1301 Q732618
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fato tem ou não potencial de notícia podem ser divididos em substantivos e contextuais, dependendo do próprio fato ou do processo de produção noticiosa. Assinale a opção que apresenta apenas critérios contextuais.
1302 Q732617
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Sobre as características do hipertexto, leia o texto a seguir.

Os hipertextos servem para _____________ o fluxo da leitura linear por meio de redes remissivas ____________ para conduzir o leitor para um “vertiginoso delírio de possibilidades”. A principal ideia do hipertexto é a interligação em rede de links, que tem um efeito centrifugo. O(A)__________ é um convite hipertextual para o leitor dar um salto receptivo entre vários fragmentos ou planos.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

1303 Q732616
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O jornalista deve, nas matérias em off, tomar algumas precauções, como, por exemplo, verificar as informações e avaliar o interesse de quem as forneceu. Como contrapartida, o procedimento de praxe é resguardar o informante, evitando sua exposição. Em relação à fonte “off the record” (anônima), deontologicamente, é correto afirmar que:
1304 Q732615
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Suíte é um jargão jornalístico que, em linhas gerais, significa “sequência que se dá a um determinado assunto, nas edições subsequentes do jornal”. Tomando como exemplo uma publicação impressa, suponha que será disponibilizada uma página já retrancada com capacidade para determinado número de caracteres e tipologia. O repórter incumbido da tarefa de redigir a notícia precisará tanto descrever resumidamente o que já se divulgou como acrescentar fatos novos. O texto em questão, composto no formato da pirâmide invertida, com 4 parágrafos, repetirá alguns dados divulgados anteriormente. Tais elementos de repetição deverão figurar na seguinte posição:
1305 Q732611
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
A produção é responsável pelas condições materiais e do conteúdo do telejornal, por isso deve primar:
1306 Q732609
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: COPESE / UFT

O estilo do jornalista eletrônico é polivalente, pois engloba naturezas do rádio, da tevê e do impresso. Considere as afirmativas sobre as exigências da produção de notícias on-line:

I. o texto on-line deve ser preciso, adequado ao formato, claro, natural, fácil, leve, respeitoso, surpreendente, dinâmico.

II. preferencialmente deve ter apuração rigorosa, português correto, textos curtos, sentenças declarativas com apenas uma ideia.

III. deve usar, sempre que possível, tom bem-humorado, verbos fortes de preferência na voz ativa, declarações diretas.

IV. deve construir, sempre que possível, enunciados concretos (palavras abstratas e genéricas que tornam o enunciado longo, obscuro e difícil de ler devem ser evitados) e prezar pela pirâmide invertida (o lide ...

1307 Q732608
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: COPESE / UFT
Os manuais de redação ou manuais de estilo são orientações de ordem ética e técnica que visam manter um padrão mínimo e uniforme de qualidade do texto e mesmo imprimir um estilo próprio em cada veículo de informação. Embora cada jornal tenha suas próprias regras, podemos inferir algumas orientações gerais para o texto jornalístico. Assinale a alternativa INCORRETA.
1308 Q732607
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: COPESE / UFT

Considere o texto abaixo:

 Com relação ao texto apresentado, julgue as afirmativas a seguir.

I. Na notícia, os trechos [1], [2] e [3] correspondem a, respectivamente, editoria, título e subtítulo.

II. Percebe-se na matéria que as informações são provenientes de fontes primárias em que é nítido o uso de métodos científicos de pesquisa social para prestar declarações comprovadas sobre o tema pelo jornalista.

III. Estão presentes na matéria elementos da notícia, ou valores-notícia, como atualidade, conflito e repercussão.

IV. A matéria apresenta fontes diversificadas que concederam entrevistas exclusivas ao veículo.

Assinale a alternativa CORRETA.

1309 Q732606
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: COPESE / UFT

O lide (lead) é a abertura da matéria. Embora não existam receitas definitivas, um bom lide deve levar o leitor a ter interesse em continuar a ler a notícia. Considere as afirmativas abaixo.

I. O lide deve sintetizar a notícia de modo que o leitor se sinta informado só com a leitura do primeiro parágrafo do texto, mas não deve ser longo.

II. O lide pode começar com um comentário, identificando seu autor apenas no parágrafo seguinte a fim de prender a atenção do leitor.

III. O lide deve priorizar as informações mais abstratas e evitar dados numéricos, pois estes tiram a atenção do leitor.

IV. O lide deve evitar ser vago e informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre com uma conclusão genérica.

V. O ...

1310 Q732605
Comunicação Social
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
No desenvolvimento do jornalismo impresso, forma e conteúdo se tornaram indissociáveis, reconhecendo que o aspecto visual tem grande importância na atração do olhar do leitor e no estabelecimento até mesmo de um vínculo afetivo com ele. Assim, o planejamento gráfico integrou-se por completo ao fazer jornalístico. Acerca do projeto gráfico de um jornal, julgue os próximos itens. Na editoração, a palavra ou sílaba que sobra sozinha na última linha de um parágrafo é chamada de “viúva” e pode ser caracterizada como um erro gráfico.