41 Q158289
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
A organização de entrevistas coletivas requer um grau de conhecimento profundo de suas estruturas para que se possa alcançar sucesso no empreendimento desta ação. Diante do exposto, é correto afirmar que
42 Q158288
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Uma das questões que podem interferir na eficácia da comunicação numa organização são os canais pelos quais as informações são difundidas. Sobre as técnicas desenvolvidas entre os canais de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fontes não têm necessidade de conhecimento nenhum sobre as características técnicas de cada canal, apenas os produtores.

( ) Comunicados oficiais de impacto são canais de comunicação seletivos, destinados a receptores específicos e privilegiados.

( ) E-mails via internet são canais tempestivos, enquanto os boletins noticiosos são rápidos e as conversas pessoais, simultâneas.

( ) Reuniões gerais, eventos e convocações são canais que permitem ampla visibilidade, difusão e sentido de atra...

43 Q158287
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Muito utilizado nas assessorias de comunicação, o release pode ter formatos distintos de acordo com a finalidade, o veículo e o objeto de divulgação. Sobre um release produzido especificamente para rádio e televisão, analise.

I. Devem ser produzidos em situações específicas, como na divulgação de eventos em programas de entrevistas, reportagens e notícias diversas.

II. Os textos devem seguir o mesmo modelo daqueles produzidos para os demais veículos sem atenção às convenções específicas.

III. São elaborados para quaisquer tipos de divulgação que tiverem como objetivos os veículos eletrônicos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

44 Q158286
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
“É imprescindível a uma assessoria de imprensa a atualização de seu __________________ para que possa realizar com eficiência o contato com os veículos de comunicação, seus editores e repórteres, a fim de alcançar espaços significativos e gratuitos de divulgação, formatando um _________________ notícias, reportagens e notas substanciais sobre a organização assessorada.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
45 Q157986
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
“Um comunicador deve estar pronto para qualquer trabalho da área comunicativa, não se limitando a pilares específicos de habilitações. Pois ser gestor é ser comunicador e não apenas jornalista ou apenas relações públicas ou apenas publicitário. A sociedade não depende de especificidades e sim correlaciona-se com a comunicação de forma mútua e contínua, sem apresentar áreas de maior ou menor importância.” (ACOSTA, 2013). Neste trecho do livro Gestor: o novo perfil do profissional de comunicação, o autor demonstra clara característica do profissional que atua em:
46 Q157890
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
A lista abaixo enumera funções de uma assessoria de imprensa:

I - execução de políticas de comunicação;

II - redação de press release;

III - produção de análises;

IV - organização de entrevistas.

Quais dessas quatro tarefas correspondem à atividade de uma assessoria de imprensa?
47 Q157741
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Para se obter sucesso na divulgação de um fato, não basta que sejam distribuídos releases por meio eletrônico. Uma eficaz assessoria de imprensa é realizada com o(a)
48 Q157737
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa. Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de
49 Q157734
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Atualmente, ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa interessada dá preferência ao prestador desse serviço que incluir no contrato o programa de treinamento chamado Media Trainning. Esse programa tem o objetivo de preparar os executivos para ter um(a)
50 Q157724
Comunicação Social
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
A rápida evolução tecnológica aumentou o volume de trabalho das assessorias de imprensa e conferiu novas atribuições à equipe de assessores, as quais são pouco exploradas nos manuais.

Dentre essas atribuições, encontra-se a que se refere à(ao)