Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa da FUMARC

Analise estas afirmativas referentes aos produtos e serviços de Assessoria de Imprensa que podem ajudar a organização ou o assessorado a atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais bem informados.

I. Acompanhamento de entrevistas: ao assessor de imprensa cabe o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização.

II. Administração da Assessoria de Imprensa: a desorganização em uma assessoria, o descumprimento de prazos, ignorar secretárias, não detalhar o suficiente o projeto sobre o novo boletim interno podem desqualificar um assessor perante outros setores da organização.

III. Artigos: têm boa aceitação nos veículos de comunicação. Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre o assunto de interesse do público. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto de interesse da organização com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional.

IV. Clipping e análise do noticiário: o clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-los e encaminhá-los para conhecimento dos interessados.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

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Alguns princípios básicos na condução do processo de relacionamento do assessor de imprensa com os jornalistas são os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Nunca sonegar informações.

  • B.

    Transparência nas relações com a imprensa. Administrar os conflitos.

  • C.

    Pedir para ler a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

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Analise estas afirmativas referentes à postura do entrevistado pela imprensa e assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:

( ) Ser objetivo nas respostas. Procurar ao máximo responder diretamente o que o jornalista pergunta, para só depois fazer qualquer tipo de ponderação.

( ) Justificar cada afirmação com dados consistentes, usando de forma inteligente os números, percentuais e as estatísticas recolhidas durante a fase de preparação para a entrevista.

( ) Usar vocabulário que possa ser compreendido pelo grande público, usando tecnicismos e anglicismos, que facilitam a comunicação.

( ) Ser didático e paciente, quando a entrevista aborda assuntos técnicos e o(s) jornalista(s) não é (são) especializado(s).

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:

  • A.

    V-V-F-V.

  • B.

    V-V-V-F.

  • C.

    F-V-F-F.

  • D.

    F-F-V-V.

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Considerando que uma das atividades do assessor de imprensa é orientar o assessorado, que será entrevistado pela mídia, todas as seguintes alternativas são corretas, EXCETO:

  • A.

    Verificar se as declarações vão ser transcritas ipsis verbis em forma de diálogo ( pingue-pongue), com perguntas e respostas seguidas.

  • B.

    O entrevistado deve manter o espírito de cooperação e não se limitar a dizer sim, não, talvez, mais ou menos ou pode ser.

  • C.

    O entrevistado pode ter junto de si, ou menos ou mais assessores, pois para o repórter é indiferente. Só há uma condição: o assessor não deve ser daquelas pessoas que impeçam o entrevistado de falar por si próprio.

  • D.

    Uma alternativa para o entrevistado que não sabe o que responder ao repórter pode ser “chutar a resposta”.

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Analise os seguintes itens referentes ao check-list que o jornalista de Assessoria de Imprensa deve fazer diária ou semanalmente:

I. Leitura de jornais, revistas e publicações dirigidas.

II. Escuta de rádio e televisão (se houver).

III. Propagandas veiculadas na TV.

IV. Pautas que podem ser realizadas para os diversos veículos.

A partir desta análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

  • A.

    I e II estão corretas.

  • B.

    II e III estão corretas.

  • C.

    I e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e IV estão corretas.

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Analise estas afirmativas referentes à atuação do assessor de imprensa no gerenciamento de crise. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Uma providência prática em situação de crise empresarial é criar textos-padrão para serem utilizados no caso de crises previstas.

( ) Para administrar a versão da crise devem-se levantar todos os dados com a maior transparência e fixar estratégia de esclarecimento. Podem-se utilizar explicações diretas aos jornalistas e press releases.

( ) Uma boa comunicação não significa apenas press releases, noticiários e entrevistas coletivas.

( ) Para gerenciar a versão da crise deve-se usar sempre uma nota paga.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras

  • A.

    V-V-V-F.

  • B.

    V-V-F-F.

  • C.

    F-V-F-F.

  • D.

    F-V-V-F.

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Sobre a entrevista coletiva à imprensa, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    Nas entrevistas coletivas espontâneas, o assessorado deve fugir de assuntos não previstos.

  • B.

    Para anunciar uma coletiva, o assessor de imprensa utiliza o reliseconvocação, que inclui dados básicos sobre o entrevistado e o assunto a ser tratado.

  • C.

    As entrevistas coletivas provocadas são aquelas organizadas pelo assessor, dependendo das necessidades do assessorado.

  • D.

    Quando há uma entrevista coletiva já agendada, dependendo da situação e urgência dos veículos, o assessor deve permitir que o assessorado os atenda antes por telefone ou pessoalmente.

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Podem ser considerados objetivos de um programa organizacional de informação e orientação junto à comunidade em que a instituição está inserida, EXCETO:

  • A. Esclarecer a população sobre as formas de acesso ao serviço ou benefício resultante do projeto.
  • B. Proporcionar condições efetivas e permanentes que garantam o acesso da comunidade ao serviço/benefício.
  • C.

    Identificar e tratar previamente insatisfações e incômodos e minimizar interferências na rotina das pessoas envolvidas.

  • D.

    Estabelecer um relacionamento entre o empreendedor e a comunidade que contribua para a sustentação do projeto pelo diálogo.

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Sobre o enfrentamento por parte de uma instituição de situações graves, indique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:

( ) Crise é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização serão determinados. É um ponto de encontro (ou desencontro) que resulta em mudança.

( ) Um assunto público é um item referente a acordo estabelecido entre a organização e outros setores da sociedade em função de interesses coletivos.

( ) As posturas e medidas para enfrentamento de emergências são as mesmas para as situações de crises.

( ) Um assunto público pode transformar-se em emergência.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, F, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, F, F, V
  • D. V, V, F, F
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As expressões "agenciamento, coletivizar, carreata, conveniado e direciona-mento" são exemplos de:

  • A.

    modismo.

  • B.

    preciosismo.

  • C.

    redundância.

  • D.

    rebuscamento.

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