Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa da CESGRANRIO

Para melhorar a postura de diretores de empresas ou órgãos públicos, quando eles participam de entrevistas, cabe à assessoria de imprensa das organizações recomendar que esses diretores participem de um(a)
  • A. media training
  • B. identidade visual
  • C. leitura diagonal
  • D. matéria recomendada
  • E. comunicação coletiva
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A principal atribuição da assessoria de imprensa é a divulgação jornalística, que é o equivalente à(ao)
  • A. publicação de larga tiragem e ampla distribuição com conteúdos editoriais.
  • B. enquadramento padrão, formal, do rosto de um entrevistado ou fonte em uma foto.
  • C. gestão dos fluxos de informação e relacionamento entre fontes e jornalistas.
  • D. conjunto de material editorial publicado em veículo de comunicação mediante troca comercial.
  • E. resumo informativo de conteúdos de sites da internet enviados a clientes cadastrados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
É esperado que, como profissional, o assessor de imprensa exerça a função de
  • A. estabelecer uma barreira entre imprensa e assessorado.
  • B. espalhar releases, independentemente das características dos veículos.
  • C. atuar como um interlocutor entre assessorado e jornalistas.
  • D. privilegiar veículos nacionais e poderosos em detrimento dos locais.
  • E. sonegar as informações do objeto que será divulgado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em uma determinada ocasião, denúncias das péssimas condições de um hospital chegam às redes sociais, e depoimentos de pacientes conectados à internet confirmam o que foi denunciado. Em pouco tempo, a história vai parar nas manchetes dos jornais. Diante da situação, o assessor de imprensa do hospital, atendendo ao compromisso da ética jornalística, tem como obrigação proceder, de imediato, da seguinte forma:
  • A. Checar os fatos divulgados e mostrar à imprensa a realidade das condições da unidade hospitalar.
  • B. Facilitar a entrada secreta de um jornalista no hospital para que ele possa comprovar a denúncia.
  • C. Gravar imagens do hospital com câmera oculta e entregar as fitas para um repórter renomado.
  • D. Preservar a imagem da empresa e de toda a diretoria envolvida, ocultando os fatos.
  • E. Providenciar uma coletiva de imprensa e aconselhar o presidente da instituição a negar as denúncias veiculadas nas redes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A rápida evolução tecnológica aumentou o volume de trabalho das assessorias de imprensa e conferiu novas atribuições à equipe de assessores, as quais são pouco exploradas nos manuais.

Dentre essas atribuições, encontra-se a que se refere à(ao)
  • A. capacitação de executivos para coordenação da linha de produção a distância.
  • B. criação de soluções para melhorar a venda de um serviço ou produto.
  • C. concepção artística de um produto audiovisual ou de uma atividade artística.
  • D. monitoramento dos perfis pessoais mantidos por executivos nas redes sociais.
  • E. investimento na relação emocional entre funcionário e chefia imediata.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

  • A. empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação.
  • B. imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise.
  • C. informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas.
  • D. informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.
  • E. vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Atualmente, ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa interessada dá preferência ao prestador desse serviço que incluir no contrato o programa de treinamento chamado Media Trainning. Esse programa tem o objetivo de preparar os executivos para ter um(a)
  • A. relacionamento adequado com a imprensa.
  • B. conduta ética em rodadas de negócios.
  • C. postura de liderança com os subordinados.
  • D. dicção aperfeiçoada para discursar em público.
  • E. redação jornalística ajustada para house organs.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa. Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de
  • A. abrir canais de comunicação digitais destinados a acolher reclamações do consumidor e a solucionar rapidamente os problemas apontados.
  • B. contratar os serviços de outdoor para divulgar, via comunicação de massa, os diversos erros verificados nos produtos.
  • C. enviar uma carta para cada novo comprador, informando que erros podem ser encontrados e solicitando ao consumidor que deixe de recorrer à Justiça.
  • D. promover uma entrevista coletiva, enumerando aos jornalistas cada defeito apresentado no período e as correções efetuadas na produção.
  • E. publicar um informe publicitário em um jornal de grande circulação, prometendo empenho para melhorar a qualidade dos seus produtos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para se obter sucesso na divulgação de um fato, não basta que sejam distribuídos releases por meio eletrônico. Uma eficaz assessoria de imprensa é realizada com o(a)
  • A. conceito valor-notícia ampliado, contemplando os interesses da instituição.
  • B. trabalho constante de corpo a corpo com os jornalistas das redações.
  • C. sinal verde para o controle do conteúdo e da informação dentro da edição.
  • D. informação limitada à divulgação por notas oficiais, publicadas em meios digitais.
  • E. entrevista coletiva sendo o meio preferencial de relacionamento com os jornalistas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:

  • A.

    agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.

  • B.

    buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.

  • C.

    manter transparência na relação com a imprensa.

  • D.

    pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.

  • E.

    providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: