Questões de Comércio Internacional da IADES

Contrato celebrado entre um banco e um cliente (importador), que constitui uma das modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional, em que o banco assegura o pagamento a um terceiro (beneficiário), desde que este apresente os documentos de acordo com os termos e as condições negociados. As normas desse tipo de operação encontram-se regulamentadas na UCP (brochura) 600, da Câmara de Comércio Internacional. Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa operação.
  • A. Cobrança documentária
  • B. Standby guarantee
  • C. Remessa sem saque
  • D. Crédito documentário
  • E. Performance bond.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Muitas empresas iniciam a própria internacionalização por meio de exportação, evoluindo posteriormente para investimento internacional. Uma das teorias de comércio aponta que um fator relevante para a escolha do país no qual investir é a distância psíquica. Alguns itens podem diminuir a distância psíquica, entre eles a
  • A. existência de mão de obra barata.
  • B. existência de poucas barreiras comerciais.
  • C. matéria-prima abundante.
  • D. proximidade geográfica.
  • E. maturidade do mercado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para entender o fluxo de comércio internacional, várias teorias surgiram ao longo da história. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica a base da teoria da vantagem comparativa, desenvolvida por David Ricardo.
  • A. O fluxo de comércio entre os países depende do tamanho e da proximidade entre os diferentes mercados nacionais.
  • B. O país se beneficia ao fabricar somente aqueles produtos nos quais utiliza menos recursos.
  • C. Cada país deve se especializar na produção do bem em que é mais eficiente, em que a produtividade de sua mão de obra é maior.
  • D. A competitividade de uma nação depende da capacidade de inovação da respectiva indústria e da contínuo aperfeiçoamento desta.
  • E. Cada produto tem o próprio ciclo de produção, devendo ser exportado após se tornar padronizado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O Brasil participa de acordos comerciais, visando à integração regional e à eliminação ou à redução de barreiras alfandegárias. Além do Mercosul, cabe destacar a participação brasileira no acordo denominado
  • A. Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML).
  • B. Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).
  • C. Associação Latino-Americana de Live Comércio (Alalc).
  • D. Mercado Comum Centro-Americano (MCCA).
  • E. Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os processos de negociação internacional são mais complexos se comparados aos de negociação em nível doméstico. Destarte, ao realizar uma negociação internacional, deve-se levar em consideração
  • A. topografia dos países envolvidos; planejamento operacional; e noção de Comércio Exterior.
  • B. geopolítica dos países; logística internacional; clima dos países envolvidos na negociação; e leis do Direito Internacional.
  • C. dados econômicos do país parceiro; conhecimento profundo da realidade social dos países envolvidos; planejamento orçamentário; e jurisdição do país a negociar.
  • D. planejamento documentário; conhecimento da realidade socioeconômica do país; intensidade de troca de produtos entre os pares.
  • E. diferenças culturais; planejamento e logística; conhecimento do parceiro de negócio; e fatores legais e tributários.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O investimento estrangeiro direto (IED) é, em um sentido mais amplo, a movimentação de capitais internacionais para propósitos específicos de investimento, quando empresas ou indivíduos no exterior criam ou adquirem operações em outro país.

Acerca do IED, assinale a alternativa correta.

  • A. O IED se dá quando o investidor detém porcentagens inferiores a 10% de participação na companhia.
  • B. inferiores a 10% de participação na O risco cambial é responsabilidade do investidor estrangeiro.
  • C. O IED não tem poder de decisão na companhia.
  • D. É um tipo de investimento de curto prazo.
  • E. Pode-se considerar como IED a compra de títulos brasileiros de renda fixa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O investimento em participação (private equity/venture capital) é uma fonte de recursos para o estabelecimento/crescimento de empresas. A respeito do exposto, assinale a alternativa que indica uma característica desse tipo de investimento.
  • A. Alto nível de liquidez das cotas do investidor.
  • B. Investimento de curto prazo.
  • C. Não participação na gestão da empresa que recebeu o investimento.
  • D. Ocorrer por meio de fundos de participação (FIPs/FMIEEs).
  • E. Investimento em renda fixa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Assinale a alternativa que apresenta apenas fatores que incentivam o investimento estrangeiro direto (IED), principalmente em países com economias em desenvolvimento, como Brasil.
  • A. Elevada liquidez do mercado internacional, globalização e planejamento estratégico.
  • B. Planejamento estratégico, liberalização do comércio exterior e flexibilização de tarifas de comércio internacional.
  • C. Incentivo à competitividade, maior cooperação entre países e criação de barreiras tarifárias para comércio.
  • D. Globalização, aspectos financeiros favoráveis para comércio e fluxos de capitais internacionais.
  • E. Elevada liquidez do mercado internacional, processo de desregulamentação das economias nacionais e políticas estratégicas de empresas multinacionais (ETN).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um sistema de pesquisa de mercado obtém informações com base em dados primários e dados secundários. A respeito das vantagens do uso de dados secundários em comparação aos dados primários, assinale a alternativa correta.
  • A. Precariedade na coleta de dados.
  • B. Diversidade na classificação dos dados.
  • C. Avaliação precisa do grau de exatidão das informações coletadas.
  • D. Muitas perspectivas e variedade de dados.
  • E. Dados sempre adequados e aderentes aos objetivos da pesquisa de mercado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do marketing global padronizado.
  • A. Apresenta customização da comunicação e das práticas de marketing.
  • B. Ignora a diferenças entre as instituições de marketing e os procedimentos administrativos.
  • C. Apresenta consistência em imagem de marca.
  • D. Não considera as diferenças em ambiente jurídico.
  • E. Responde melhor aos consumidores e aos elementos do mix de marketing.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: