701 Q523735
Códigos de Ética
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Na Unidade de Emergência, um paciente desconhecido é admitido com diagnóstico provisório de traumatismo crânio-encefálico. Foram executadas ações de enfermagem sem o consentimento do paciente, inconsciente, ou de seu representante legal. Esta permissão contida no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem baseiase no princípio

702 Q523701
Códigos de Ética
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são deveres do profissional de enfermagem

I. levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo.

II. manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

III. promover ou praticar manifestação de apreço ou desapreço no recinto ou repartição.

É correto o que consta em

703 Q523699
Códigos de Ética
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com referência à regulamentação do exercício profissional em enfermagem do trabalho no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

As normas que qualificam a enfermagem do trabalho em nível médio estão fixadas em uma resolução do COFEN.

704 Q523697
Códigos de Ética
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com referência à regulamentação do exercício profissional em enfermagem do trabalho no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

O enfermeiro do trabalho foi reconhecido como integrante da equipe do SESMT, nas empresas, por meio de uma portaria expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que vigorou até a criação das normas regulamentadoras da profissão.

705 Q523669
Códigos de Ética
Ano: 2007
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Com relação ao sigilo profissional, assinale a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

706 Q523637
Códigos de Ética
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

De acordo com o CP, julgue os próximos itens.

Sentença penal condenatória, proferida por Estado estrangeiro, condenando o réu a pena privativa de liberdade, homologada no Brasil pelo STJ, é fator impeditivo da transação penal estabelecida na Lei dos Juizados Especiais Criminais.

707 Q574039
Códigos de Ética
Ano: 2006
Banca: Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP)

Quanto à interferência de auditoria sobre a conduta do médico assistente de acordo com o Código de Ética Médica,em seus artigos 16, 81e121:

708 Q574032
Códigos de Ética
Ano: 2006
Banca: Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

Segundo o Código de Ética da Enfermagem, é direito do profissional de enfermagem:

709 Q574026
Códigos de Ética
Ano: 2006
Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

A ética é a ciência da moral, ou o ramo da filosofia que se ocupa da moral; esta moral é aplicação prática dos princípios éticos, é o exercício das normas e códigos prescritivos que procuram organizar e reger as relações entre os indivíduos no espaço social. Ao nos reportarmos à ética na enfermagem, é correto afirmar:

1. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político.

2. O código de ética dos profissionais de enfermagem leva em consideração, prioritariamente, a necessidade e o direito da Assistência de Enfermagem à população, os...

710 Q574025
Códigos de Ética
Ano: 2006
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale os critérios que são usados no julgamento da gravidade de uma infração: