Suponha que o esquema adotado para gerenciamento de memória de um determinado computador seja baseado na estratégia de working sets - W(t,Δ), com política de re-alocação de página do tipo LRU – Least Recently Used e Δ = 3. Nessas condições, se um determinado processo apresentar a seguinte seqüência de referências a páginas virtuais: 24, 15, 18, 23, 24, 18, 17, 18, 24, 17, 17, 15, 24, 17, 24 e 18, o número de ocorrência de page faults será de:
Considere que num determinado sistema o mapeamento de endereço virtual seja efetuado com o uso de um único nível de tabela de páginas por processo e uma TLB do tipo associativa. Se a TLB tem taxa de hit de 95% e um tempo de reposta de 20ns tanto para os casos de hit como de miss, se o tempo de resposta da memória primária for de 200ns e se toda as tabelas de páginas forem sempre mantidas em memória, o tempo efetivo (esperado) de acesso à memória para cada mapeamento será de:
Acerca dos métodos de acesso à memória, assinale a opção incorreta.
Considerando a hierarquia, as memórias do computador de menor tempo de acesso pelo processador e de menor capacidade de armazenamento são do tipo:
Utiliza-se uma pequena quantidade de memória super rápida do tipo cache
Sistemas distribuídos.
Considere que uma organização de tecnologia da informação (TI) tenha sido encarregada pela concepção e implantação de uma nova versão de um sistema de informações cuja missão é a coleta e a consolidação de dados referentes a água e saneamento, em escopo nacional. Essa nova versão de sistema visa substituir o uso de uma plataforma alta — plataforma de mainframe — por uma plataforma baixa, embasada em redes locais de computadores, sítios web, intranet, extranets e SGBDs distribuídos. Julgue os itens a seguir, relativos à aplicação de métodos, técnicas e métricas vigentes em tecnologia da informação ao cenário acima descrito.
Os sistemas operacionais de microcomputadores fornecem ao seu usuário a opção de ajust...
Considerando-se o mecanismo de memória virtual, assinale a afirmativa correta:
Os diversos sistemas operacionais existentes empregam algumas soluções comuns à questão do compartilhamento de recursos computacionais entre os usuários e aplicações. Com relação às estratégias, às estruturas e aos mecanismos dos sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.
Na gestão de memória com paginação de memória virtual, a memória principal é dividida em um número de quadros de mesmo tamanho e os processos são divididos em um número de páginas de mesmo tamanho e com tamanho igual ao dos quadros de memória. Um processo é carregado trazendo parte das suas páginas para os quadros de memória disponíveis, mas não necessariamente contíguos.
No que se refere ao gerenciamento de memória, julgue os itens seguintes.
O uso de segmentação de memória possui a desvantagem de não favorecer o compartilhamento de códigos e dados entre processos. Um programador não pode colocar um programa utilitário ou uma tabela de dados de uso comum em um segmento que pode ser endereçado por outros processos, como ocorre na paginação de memória.