51 Q832492
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Com relação à arquitetura de computadores e a sistemas operacionais, julgue os itens de 66 a 83. Existe uma variedade de sistemas de computação, entre eles, os emuladores, que imitam processos da vida real especificamente por meio de softwares, exemplificados pelos simuladores de guerra.
52 Q832491
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, a respeito de arquitetura de software.

A arquitetura ilustrada na figura a seguir, a ser executada, por exemplo, por meio de um browser instalado em dispositivos móveis, descreve uma arquitetura MVC (model-view-controller) que pode ser aplicada com a utilização de REST e JavaScript.

53 Q832490
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)
Os meios de armazenamento de dados têm propriedades e parâmetros que definem suas características. Dentre as propriedades e parâmetros, alguns deles têm a Latência Média. Em qual dos dispositivos abaixo a Latência Média é significativamente relevante em relação aos demais, aumentando o tempo de acesso aos dados?
54 Q832489
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Assuma o seguinte pseudo-código:

 Para os valores a=3 e b=2, a saída do algoritmo corresponde a

55 Q832480
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

Considere as afirmações abaixo sobre subprogramas.

I - Um subprograma é ativo se, depois de ter sido chamado, iniciou a execução, mas ainda não a concluiu.

II - Toda unidade de programa chamadora é suspensa durante a execução do programa chamado, o que implica a existência de somente um subprograma em execução em qualquer dado momento.

III - O controle sempre retorna ao chamador quando a execução do subprograma se encerra.

Quais estão corretas?

56 Q832479
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

Analise as afirmações abaixo sobre transações em sistemas de banco de dados relacionais.

I - Uma transação inicia-se com o comando BEGIN TRANSACTION.

II - COMMIT e ROLLBACK são dois comandos que podem ser utilizados para terminar uma transação.

III - Autocommit é um modo de operação em que todas as transações são automaticamente confirmadas (COMMIT) após sua execução.

IV - O comando ROLLBACK TO SAVEPOINT permite desfazer uma transação somente até um dado ponto.

Quais estão corretas?

57 Q832478
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

Observe a tabela PRODUTOS abaixo.

Através de quais visões é possível inserir uma tupla na tabela PRODUTOS, usando um comando INSERT compatível com o respectivo esquema da visão?

58 Q832477
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

Há vários modelos de processo de software, sendo que cada um define um fluxo de processo que invoca cada atividade do desenvolvimento de forma diversa. O modelo ____________, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, é um exemplo de processo dirigido a planos, pois deve-se planejar todas as atividades (estágios) do processo antes de começar a trabalhar nelas. Em princípio, o estágio seguinte não deve ser iniciado até que o estágio anterior seja concluído, mas na prática este processo não é um modelo linear simples, envolvendo o feedback de um estágio a outro. Assim os documentos e artefatos produzidos em cada estágio podem ser modificados para refletirem as alterações em cada um deles. Este modelo é consistente com outros modelos de processo de engenharia, e a documen...

59 Q832476
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

Considere as seguintes afirmações sobre alguns fundamentos de Análise de Sistemas orientada a objetos.

I - Classe é um conceito orientado a objeto que encapsula dados e abstrações procedurais necessárias para descrever o conteúdo e o comportamento de alguma entidade do mundo real. Podese dizer que classe é uma descrição generalizada que descreve uma coleção de objetos similares.

II - Superclasse é a generalização de um conjunto de classes a ela relacionadas.

III - Subclasse é uma especialização da superclasse. Uma subclasse herda todos os atributos e operações associadas à sua superclasse e não pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos.

Quais estão corretas?

60 Q832473
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Após ler o texto introdutório da questão e observar as Figuras 3(a) e 3(b), verificase, na Figura 3(b), que a sequência alfanumérica "j4MvWwrjF9d2PhismrxklnILWpA=" corresponde ao arquivo "audio.jez". Nesse caso, afirma-se que tal sequência alfanumérica refere-se à(ao):