Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)
Sobre blocagem de registros em sistemas gerenciadores de bancos de dados, é correto afirmar que:
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

Considere as afirmações abaixo sobre arquiteturas cliente/servidor para sistemas de gerência de banco de dados (SGBD).

I - Arquiteturas de duas camadas caracterizam-se por um sistema cliente e outro servidor, mas a divisão exata da funcionalidade de cada sistema pode variar de um SGBD para outro.

II - A arquitetura de três camadas possui, entre o servidor de banco de dados e o cliente, uma camada intermediária denominada servidor de aplicação. Seu objetivo é gerenciar as requisições feitas pelos navegadores web do lado do cliente, e montar dinamicamente as páginas web.

III - Em arquiteturas “n camadas”, muito utilizadas por fornecedores de solução ERP (Enterprise Resource Manager) e CRM (Customer Relationship Manager), é possível dividir as camadas e...

Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
No que se refere a redes wireless 802.11a/b/g/n, julgue os itens de 118 a 120. Entre as variantes do padrão IEEE 802.11, algumas transmitem sinal somente na banda 2,4 GHz, outras somente na banda 5 GHz, mas não existe padrão definido que possa transmitir em ambas as frequências.
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Com respeito ao tema Teste de Software, considere as afirmativas seguintes.

I O teste de Método em um software Orientado a Objetos equivale ao Teste Unitário em software convencional.

II A Complexidade Ciclomática de McCabe é uma técnica para testes de caixa-branca para se certificar de que todas as instruções de um programa sejam executadas pelo menos uma vez nos casos de teste.

III A verificação de software requer que os requisitos do software sejam documentados de alguma forma, pois avalia se o software produzido atende aos requisitos especificados.

IV Todos os defeitos encontrados no teste de software precisam ser corrigidos imediatamente após a sua descoberta.

Está(ão) correta(s)

Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Com respeito ao processo de Engenharia de Requisitos de Software, considere as seguintes afirmativas.

I O Diagrama de Classes e o Diagrama de Atividades, ambos fornecidos pela Unified Modeling Language, podem ser usados tanto no processo de requisitos quanto na descrição de arquitetura (design) de um software.

II Em projetos dinâmicos, como na construção de um Jogo Educacional interativo, a especificação de requisitos pode ser substituída por uma abordagem baseada exclusivamente em protótipos evolutivos.

III Em uma organização de desenvolvimento de software, os processos de gerenciamento de requisitos e gerenciamento de projetos devem atuar de forma integrada.

IV Etnografia, prototipação, entrevistas e questionários são técnicas que podem ser usadas n...

Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Considere os diagramas de classe apresentados em 1, 2, 3 e 4, e sua implementação na linguagem Java.

Está(ão) correta(s)

Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Um engenheiro de software está especificando os requisitos para um software que automatize a distribuição das turmas em salas de aula disponíveis em um campus de uma instituição de ensino superior.

Durante o processo de levantamento e especificação de requisitos, o engenheiro de software identificou requisitos funcionais e requisitos não funcionais relacionados com o projeto que está sob sua responsabilidade. Considere os requisitos relacionados a seguir:

I O sistema deve ser compatível com navegadores Web executando em smartphones.

II O sistema deve permitir o cadastro das salas de aula disponíveis para uso, sua localização e sua capacidade.

III O sistema deve permitir a emissão de relatórios contendo a alocação das salas e turmas.

IV O sist...

Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Uma empresa contratou um engenheiro de software para estimar o custo do desenvolvimento de um software. Para estimativa desse custo, o engenheiro utilizou uma contagem de pontos por função e levantou as seguintes informações:

Considerando-se que as funções de negócio foram avaliadas como EEs médias, SEs médias, CEs complexas, ALIs complexos e AIES simples, o engenheiro de software obteve pontos por função bruto igual a

Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Os indicadores de desempenho de processo devem ser derivados dos objetivos do processo. Para serem eficazes, eles devem
10 Q813924
Ciência da Computação
Ano: 2018
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
No contexto da análise estruturada moderna, a construção do modelo comportamental preliminar de um sistema envolve a criação