771 Q152006
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Sobre o MS-DOS, considere:

I. É um sistema operacional desenvolvido pela IBM, amplamente utilizado atualmente em computadores de grande porte (mainframes).

II. É dirigido por comandos. Os usuários solicitam suporte digitando comandos em resposta ao prompt do sistema. Quando se pressiona a tecla return, o SO interpreta o comando e convoca a rotina, ou programa, de baixo nível, apropriada.

III. CONFIG.SYS consiste em um interpretador de comandos e em algumas rotinas residentes do sistema operacional que permanecem o tempo todo na memória.

IV. O boot do MS-DOS é armazenado no primeiro setor do disco. Ao ligar o computador, o hardware lê o boot, que carrega o resto do sistema operaciona...

772 Q152001
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Umadas práticas que oGNUGPLNÃOpermite é:

773 Q152000
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: COPEVE/ UFAL

Dentre as categorias que consideram a capacidade de um Sistema Operacional estão os Sistemas Operacionais Multiusuários. Assim sendo, assinale a opção correta.

774 Q151999
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: COPEVE/ UFAL

O padrão de projeto 'Command Processor'

775 Q151998
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: COPEVE/ UFAL

O sistema operacional executa em modo

776 Q151997
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: COPEVE/ UFAL

Dadas as opções seguintes, assinale aquela improcedente quanto a interrupções.

777 Q151996
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: COPEVE/ UFAL

Uma camada de software posicionada no topo do sistema operacional que permite ao sistema distribuído conseguir uniformidade na presença de diferentes hardwares e sistemas operacionais é denominada de

778 Q151995
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito de princípios de sistemas operacionais, julgue os próximos itens.

Reentrância é a possibilidade de vários usuários acessarem pontos diferentes do mesmo programa, armazenado na memória (código reentrante), manipulando dados próprios e exclusivos de cada usuário.

779 Q151994
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Sobre funções básicas de sistemas operacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Gerenciar os recursos de hardware.

( ) Realizar controle de permissões de acesso na Internet.

( ) Controlar a execução de programas.

( ) Realizar o autoexame de inicialização – POST.

( ) Servir de interface entre o usuário e a máquina.

A sequência está correta em

780 Q151993
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Para mostrar na tela do computador o conteúdo de um arquivo texto denominado file.txt, pode-se digitar no modo texto do sistema operacional o comando