Uma memória de 1 MB contém
Os caminhos por onde as informações circulam em um computador são genericamente conhecidos como barramento, cujas duas principais características são:
I. largura do barramento, que é o número de bits transportados numa operação;
II. espessura do barramento que é a largura de banda de transmissão de dados medida em MHz;
III. freqüência de operação, que é velocidade com que os dados são armazenados, medida em bps.
Está correto o que se afirma em
Uma pessoa estava tendo problemas de desempenho em seu computador e chamou um analista para fazer uma avaliação. Após a análise ter sido realiza-da, o seguinte diagnóstico foi fornecido:
"O problema de desempenho no seu computador é devido principalmente ao fato de, apesar de haver espaço suficiente disponível no disco para as operações rotineiras, há poucas regiões contíguas suficientemente gran-des para conter arquivos completos, de modo que estes se encontram divididos em blocos espalhados por todo o espaço disponível."
O problema relatado nesse diagnóstico é denominado:
Considere as seguintes afirmativas com relação à utilização de buffers para lei-tura e escrita em arquivos:
I. O uso de um buffer para leitura de arquivos tem por objetivo principal diminuir o tempo de acesso para arquivos indexados, e, por isso, sua influência no tempo de acesso a arquivos seqüenciais é insignificante.
II. O uso de buffers para escrita diminui o impacto da fragmentação inter-na no tempo de acesso a arquivos seqüenciais.
A opção CORRETA é:
Todas as alternativas abaixo apresentam características de um cliente de uma arquitetura cliente-servidor, EXCETO: