1891 Q129989
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Sobre o conceito de Índices em Banco de Dados, considere as afirmativas abaixo.

1. Arquivo seqüencial-indexado consiste em um arquivo seqüencial e em um índice. 
2. Independente de qual forma de índice é usada, cada índice deve ser atualizado sempre que um registro é incluído ou excluído do arquivo. 
3. Índices secundários não podem ser estruturados diferentemente dos índices primários. 
4. Um índice da árvore B+ é um índice de níveis múltiplos, mas tem uma estrutura que difere do índice múltiplo seqüencial-indexado. 5. É melhor usarmos índices densos do que esparsos.

Assinale a alternativa correta.

1892 Q129986
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Das afirmativas abaixo. Assinale a alternativa que não corresponde aos recursos de um SGBD.

1893 Q129983
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Analise as seguintes afirmações relativas aos SGBDs.

I. Os triggers são um tipo especial de procedimento armazenado. Em vez de serem executados pelo usuário, eles são executados pelo servidor do banco de dados quando certas operações são realizadas numa tabela. 
II. Uma transação pode ser vista como uma divisão das alterações no banco de dados. Desta forma, cada transação é uma parcela de uma alteração e deve ser concluída parcialmente. 
III. As transações são suportadas pelos mecanismos chamados commitment (efetivação) e rollback (descarte). 
IV. Os bancos de dados que permitem que vários usuários modifiquem os dados não podem usar o bloqueio para permitir este tipo de compartilhamento de acesso.

Indique a o...

1894 Q129978
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), tais como o Oracle, estão muito difundidos no dia-a-dia de pequenas e grandes empresas. Com relação ao servidor de banco de dados Oracle, julgue os próximos itens.

Estabelecer medidas de segurança durante o desenvolvimento de aplicações, gerar relatório de dados e projetar estruturas de dados para aplicações estão entre as tarefas do administrador do banco de dados Oracle.

1895 Q129937
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um mecanismo de controle de concorrência utilizado pelos sistemas gerenciadores de bancos de dados é denominado

1896 Q129830
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Entre os primeiros computadores pessoais, o Apple II e o IBM-PC foram lançados                 . Em 1989, Tim Berners- Lee propõe o uso                     o que é um marco para a criação da                     .

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

1897 Q129817
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens que se seguem, acerca de conceitos de sistemas operacionais, de organização e arquitetura de computadores.

O gerenciamento de periféricos em sistemas operacionais Windows atuais é similar ao da família Unix/Linux no que concerne ao mapeamento do fluxo de entrada e saída de dados de dispositivos por meio de pontos de montagem com nomes de arquivos que adotam prefixo comum.

1898 Q129671
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Observe a tela abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta o resultado do comando TCP/IP mostrado na tela.

1899 Q129594
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

São princípios básicos do projeto de software de Entrada/Saída de um sistema operacional, EXCETO

1900 Q129591
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A tabela acima apresenta uma proposta de organização do modelo de redes TCP/IP. Julgue os itens a seguir, relativos às informações apresentadas nessa tabela e a conceitos de redes de computadores.

A família de padrões de rede 802.X compreende especificações relacionadas às redes locais e de longa distância, inclusive às que suportam tráfego isócrono, como é o caso de redes Wi-Fi.