O ciclo hidrológico, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre, é considerado fechado somente em nível global. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Matas de galerias e matas ciliares são formações florestais associadas a cursos de água, comuns nos cerrados. A respeito dessas matas, assinale a opção correta.
A abertura de clareiras no dossel das florestas ocorre periodicamente pela queda ou morte de árvores, o que dá origem a uma paisagem em mosaico, com áreas de diferentes idades, condições ambientais e composição florística. Em um ambiente de clareira, a principal modificação é aquela que garante
As aves desempenham papel importante como dispersores, devido a sua abundância e frequência com que se alimentam de frutos. Elas têm um imprescindível valor na regeneração das florestas, contribuindo para a sua reconstituição. Nesse contexto, na reconstituição de um ambiente florestal, recomenda-se
O termo banco de sementes é utilizado para designar o reservatório viável de sementes de determinado local no solo. A respeito do banco de sementes, julgue os itens seguintes.
I Corresponde às sementes não germinadas, mas potencialmente capazes de substituir as plantas adultas que vierem a morrer.
II A fonte de sementes do banco é a chuva de sementes provenientes da comunidade local, da vizinhança e de áreas distantes, quando as sementes são dispersas após os distintos processos de dispersão.
III O período de tempo que as sementes permanecem no banco é variável e depende de fatores fisiológicos e ambientais.
IV Sementes que não apresentam dormência não fazem parte do banco, pois não...
No que se refere aos conceitos de riqueza de espécies e de diversidade, assinale a opção correta.
As cianobactérias são componentes comuns do fitoplâncton de água doce, tornando-se dominantes em corpos de água eutrofizados. Muitas das espécies deste grupo produzem substâncias tóxicas (cianotoxinas). Foram relacionadas algumas características das cianobactérias:
I. Apresentam limites estreitos de tolerância ambiental.
II. Em altas concentrações indicam características propícias à piscicultura.
III. Podem ter vantagem competitiva sobre outras algas pelo efeito alelopático das toxinas.
IV. Possuem capacidade de fixação de N molecular.
Está correto o que consta em