Em ecologia de populações, tem‐se o termo “potencial biótico”, cujo exemplo seria a introdução de um organismo em uma área com perfeitas adaptações, recursos de sobrevivência e alimentos, além da falta de predadores naturais. Com base no potencial biótico, analise as afirmativas.
I. Taxa per capita máxima possível de aumento para sua espécie.
II. Apenas o número de indivíduos.
III. Apenas a taxa de mortalidade per capita dos indivíduos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Um microscópio ótico convencional proporciona uma visão panorâmica de aumento de, aproximadamente,
Em relação ao equipamento mostrado anteriormente, é correto afirmar que os números 1, 2 e 3 são, respectivamente, vSobre a coleta e a preservação de material zoológico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As coleções biológicas desconsideram informações sobre procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes.
( ) Parcelas consideráveis dos artrópodos, especialmente insetos, preservam-se a seco.
( ) Esqueletos de pequenos animais podem ser tratados por inteiro; os dos grandes são desmantelados para facilitar a embalagem e o transporte.
( ) No campo, os ossos devem ser separados das partes moles, tratados com formol 99%.
Assinale a sequência correta.
Em relação às diferenças entre Anofelinos e Culicíneos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os ovos de Culicíneos são aglutinados e flutuam como jangadas, os dos Anofelinos ficam isolados e possuem flutuadores.
( ) As larvas dos Culicíneos têm sifão respiratório que lhes permite respirar com o corpo em posição paralela, enquanto os Anofelinos apresentam posição oblíqua.
( ) As pupas dos Culicíneos apresentam flutuadores, as dos Anofelinos não apresentam.
( ) Os Anofelinos adultos pousam mantendo todo o corpo obliquamente em relação ao suporte, os Culicíneos ficam com a parte posterior do corpo disposta paralelamente à superfície de pouso.
Assinale a sequência correta.
Considerando as estruturas celulares, analise as assertivas abaixo.
I - O axônio das células nervosas não apresenta o aparelho de Golgi e há pouquíssimos ribossomos, logo é praticamente inativo para síntese proteica.
II - As moléculas lipídicas da membrana plasmática possuem uma extremidade polar (hidrófila) e uma extremidade apolar (hidrófoba).
III - Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por acetonas e ácidos graxos.
IV - Para que ocorra a digestão no interior de uma ameba, é necessário que os fagossomos fundem-se aos lisossomos.
Estão corretas as assertivas