Questões de Biologia da UniRV - GO

Listagem de Questões de Biologia da UniRV - GO

#Questão 903395 - Biologia, Identidade dos seres vivos, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Ciências

A sistemática consiste no estudo da diversidade dos organismos, tanto animais quanto vegetais. Para tanto, utiliza sistemas de classificação em que os seres são agrupados de acordo com suas relações evolutivas (Sistemática Filogenética). Como qualquer outra ciência, a sistemática vem se modificando ao longo do tempo com a descoberta de novas ferramentas e tecnologias que permitem resultados mais assertivos sobre a história evolutiva e grau de parentesco entre as espécies. Segundo essa perspectiva, considere os itens a seguir:
I. A elaboração de sistemas filogenéticos não é uma ideia recente. II. Como ferramentas disponíveis atualmente, podemos citar a cladística. III. Grupos monofiléticos incluem todos os elementos de um determinado clado. IV. Sequências de DNA são a única fonte de informação utilizada na construção de sistemas de classificação filogenéticos.
Marque a alternativa correta:

#Questão 903396 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Ciências

Fotossíntese é um processo físico-químico, em nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar. Marque a alternativa correta:

#Questão 903397 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Ciências

O corpo humano é organizado em diferentes tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Sobre esses tecidos, assinale a alternativa incorreta:

#Questão 903400 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Ciências

“... pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar...” (Raul Seixas/Paulo Coelho. Medo da chuva. Philips Records:1974)
No trecho da música, é observada uma das relações que ocorrem no ciclo da água, a qual consegue remover alguns gases nocivos da atmosfera. Qual é o nome desse processo?

#Questão 903399 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Ciências

O homem necessita de condições naturais especiais para sobreviver, as quais, uma vez desequilibradas ou alteradas, podem promover novas adaptações evolutivas ao novo momento, ou estaremos destinados à extinção através do mecanismo da seleção natural. “Todos os indivíduos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado”. Sobre problemas ambientais, julgue cada afirmativa abaixo em verdadeira ou falsa.

I - O aquecimento global é um fenômeno físico que acontece porque a energia solar chega até a Terra pelos raios incidentes. Uma parte deles é absorvida sob forma de calor e outra parte é refletida promovendo o aquecimento da atmosfera.
II - Os prejuízos ambientais causados pela chuva ácida são grandes, especialmente para a saúde humana, pois reage liberando metais pesados do solo. Os principais gases atmosféricos conhecidos como gases dos promotores da chuva ácida são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).
III - 90% do ozônio são encontrados na estratosfera entre 20 e 35 km de altitude, formando a camada de ozônio. Essa camada é responsável por absorver a radiação ultravioleta do tipo B ou UV-B, que é muito nociva para os seres vivos.
IV- A produção do álcool é uma tecnologia desenvolvida para minimizar as agressões causadas ao meio ambiente por combustíveis fósseis como a gasolina. O álcool é fabricado em grande escala e é um recurso renovável.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas: