O nucléolo é considerado uma das principais subestruturas nucleares. Entre suas várias funções, está sua participação na biogênese dos ribossomos. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. O nucléolo pode ser considerado a região do nucleoplasma que concentra enzimas e fatores de transcrição para a síntese de RNA.
2. A maioria dos seres eucariotos apresenta nucléolo interfásico com dois compartimentos subnucleolares.
3. Durante a evolução, o surgimento de um terceiro compartimento do nucléolo interfásico aconteceu na transição entre anamniotas e amniotas.
...Cilindrospermopsina é uma toxina alcaloide produzida por cianobactérias. Ela altera o funcionamento celular de eucariotos, incluindo animais e plantas. Em um experimento, pesquisadores japoneses submeteram extratos de reticulócitos a diferentes concentrações de cilindrospermopsina da alga Umezakia natans e analisaram a proporção de leucina incorporada em polímeros através de marcação radioativa. Na figura a seguir, é possível observar o resultado desse experimento.

Efeito de cilindrospermopsina em u...
( ) O nitrogênio é constituinte de aminoácidos, amidas e proteínas. ( ) O enxofre é um importante constituinte da parede celular. ( ) O magnésio é constituinte da molécula de clorofila. ( ) O molibdênio é constituinte da nitrogenase e urease. ( ) O potássio é constituinte da lamela média das paredes celulares.
Assinale a sequência CORRETA:
I. Para determinar se um nutriente será absorvido de forma ativa ou passiva, primeiro deve-se avaliar o seu potencial químico.
II. As proteínas transportadoras do tipo carregador são altamente seletivas, porém, geralmente são mais lentas do que aquelas do tipo canal iônico.
III. As bombas de prótons realizam o transporte ativo primário, ao passo que o transporte mediado por carregadores pode ser do tipo passivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas e...
I. Na luz, a ação do complexo COP1/SPA1 adiciona marcadores de ubiquitina a um subgrupo de proteínas nucleares, entre elas, os fatores de transcrição HFR1, HY5 e LAF1.
II. As proteínas ubiquitinadas são marcadas para degradação pelo proteassomo 26S.
III. No escuro, a COP1 é exportada para o citosol, mas, antes de deixar o núcleo, ela adiciona marcadores de ubiquitina à proteína PhyA.
Está CORRETO o que se afirma em: