91 Q903972
Biologia Ecologia e ciências ambientais Identidade dos seres vivos Cadeias e teias alimentares + 4
Ano: 2023
Banca: Avança SP
Leia as asserções posteriores e assinale a alternativa correta.
92 Q903717
Biologia Evolução biológica Identidade dos seres vivos Origem e evolução da vida + 1
Ano: 2023
Banca: IGEDUC
Julgue o item a seguir. 

A homosporia foi um grande marco na evolução das plantas em direção à formação das sementes. Essa característica do processo de evolução desses seres vivos pode ser comprovada por meio da análise de diferentes fósseis. 
93 Q903703
Biologia Moléculas, células e tecidos Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas + 1
Ano: 2023
Banca: IGEDUC
Os elementos essenciais para a sobrevivência das plantas podem ser classificados como macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles com cadeia de moléculas maiores, e os micronutrientes são aqueles com cadeias de moléculas menores. 
94 Q903173
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas
Ano: 2023
Banca: CETREDE

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão



A característica de diferenciação representada pelo número III é: 

95 Q976419
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas
Ano: 2022
Banca: ADM&TEC
Analise as afirmativas a seguir:

I. A epiderme é a camada celular mais interna do corpo primário de um vegetal e constitui o sistema de tecido de revestimento das flores, dos frutos e das sementes nesses seres, bem como raízes e caules até o início do crescimento secundário, quando é substituída pelo tecido biliar.

II. Nos vegetais adultos, após as divisões das células meristemáticas para formar tecidos jovens, estas subsequentemente aumentam de tamanho, sendo estes dois processos os responsáveis pelo crescimento de regiões particulares da raiz, do caule e das folhas.

III. Na maioria das plantas vasculares, as raízes constituem a porção subterrânea do esporófito e são especializadas na fixação e na absorção, mas também cumprem funções de armazenamento e de c...
96 Q976418
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas
Ano: 2022
Banca: ADM&TEC
Analise as afirmativas a seguir:

l. No corpo primário das plantas, as células parenquimáticas ocorrem comumente sob a forma de massas contínuas na medula de caules, no córtex de caules e raízes, no mesófilo de folhas e na polpa de frutos.

II. O Xilema é o principal tecido condutor de água dos vegetais vasculares, permitindo a condução de sais minerais, o armazenamento de substâncias alimentares – no parênquima axial e radial – e a sustentação da planta.

III. Nos vegetais, os protoplastos das células parenquimáticas comunicam-se uns com os outros por intermédio de delgados filamentos citoplasmáticos, denominados plasmodesmos, que podem agrupar-se nas pontuações ou distribuir-se por determinadas paredes.

Marque a alternativa CORRETA:
97 Q976110
Biologia Moléculas, células e tecidos Identidade dos seres vivos Estudo dos tecidos + 1
Ano: 2022
Banca: CEFET-MG
As plantas contam com tecidos celulares que adicionam células aos seus corpos por toda a vida. Esses tecidos são responsáveis por uma das principais diferenças entre as plantas e os animais. As aves e os mamíferos, por exemplo, formam muito cedo todos os seus órgãos e cessam o seu crescimento quando atingem a maturidade, embora as células de certos tecidos “se renovem”, tais como a pele e o revestimento do intestino, que continuam a se dividir. As plantas, entretanto, continuam a crescer durante toda a sua vida. Esse crescimento prolongado ou ilimitado dos tecidos é descrito como indeterminado.
RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2014. Biologia Vegetal, 8ª ed. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro (adaptado).

Os tecidos a que o texto se refere são
98 Q976104
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas
Ano: 2022
Banca: CEFET-MG
As plantas terrestres e as algas verdes possuem características que as distinguem, decorrentes de adaptações evolutivas para a vida na terra. NÃO é(são) adaptação(ões) evolutiva(s): 
99 Q975978
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas
Ano: 2022
Banca: AMEOSC
A botânica está mesmo presente em toda parte, seja em obras de grandes pintores ou mesmo decorando a casa, em forma de ímãs ou estampas variadas. De maneira geral, a parte da planta mais representada é, certamente, a flor. Isso acontece porque nós adoramos as flores, com suas cores, perfumes e beleza indescritível. Temos verdadeira admiração por elas e nos esforçamos para mantê-las sempre por perto, seja no jardim, em um vasinho ou mesmo decorando a tela do nosso computador. A maioria das flores possui dois tipos de apêndices protetores - as sépalas e as pétalas - que estão presos ao receptáculo floral logo abaixo das peças férteis - os estames e os carpelos. Assim, cada conjunto de apêndices semelhantes (denominado verticilo), podem ter as definições abaixo.
Fonte: https://midia.atp...
100 Q975841
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas
Ano: 2022
Banca: UPENET/IAUPE
As plantas vasculares, as traqueófitas, transportam a seiva bruta e a seiva elaborada, respectivamente, pelos vasos condutores, o xilema e o floema, além do transporte de outros nutrientes e de fitohormônios. 
Sobre a fisiologia desses fitohormônios, é CORRETO afirmar que