Meios de cultura são essenciais para o desenvolvimento de pesquisas e inovações na área da microbiologia. Existem diversos tipos de meios de cultura, os quais são classificados quanto ao estado físico (sólido ou líquido) e exigências nutricionais de cada organismo. Em um livro de protocolo laboratorial, identificou-se um meio que apresentava 4% de glicose e pH, variando de 3,8 a 5,6. Pode-se afirmar que esse meio seria ideal para o cultivo de
Os métodos utilizados para identificação bacteriana incluem a morfologia microscópica, a aparência da colônia e o crescimento em meios especiais, dentre outros. Em relação aos meios comumente utilizados para isolamento e identificação de bactérias, estabeleça a relação entre as colunas e assinale a alternativa correta:

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
para preparar 25 mL de ácido acético a 3%, quanto (volume) de ácido acético glacial é necessário?
Na tipagem sanguínea verifica-se o sangue de acordo com a presença de antígenos na superfície das hemácias e de acordo com os anticorpos presentes no plasma sanguíneo. Três foram realizados no laboratório, conforme os resultados abaixo.

Assinale a alternativa verdadeira:
Acerca da poliploidia nas plantas, é INCORRETO afirmar que:
A fruticultura é um conjunto de técnicas e práticas aplicadas na exploração de plantas frutíferas com evidente potencial comercial. Consoante a esse assunto, assinale a opção correta.
Sobre medidas básicas de proteção em laboratório de análises clínicas, julgue os itens a seguir em V ou F:
I. A contaminação das mãos pode ser reduzida pela combinação de lavagem criteriosa e uso de luvas.
II. O uso de luvas é obrigatório sempre que houver a possibilidade de contaminação ou durante o manuseio com material contaminado, corrosivo ou toxico.
III. Aventais devem ser usados na rotina diária de trabalho como proteção ao corpo e vestuário.
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

Sobre as técnicas aplicadas na Biofísica, assinale a alternativa correta.
A porção externa da madeira do caule ou tronco, geralmente diferenciada do cerne pela sua coloração mais clara, no qual ocorre um transporte ativo de água, é denominada