1 Q86432
Biologia
Ano: 2012
Banca: INTELECTUS

A biotecnologia está revolucionando a atividade humana nas mais diversas áreas. No setor florestal, novas tecnologias como transgenia, genômica, proteômica e bioinformática possuem um alto potencial de contribuir para o conhecimento científico e desenvolvimento econômico. A associação dessas tecnologias aos programas de melhoramento convencional de árvores pode acelerar o processo de obtenção de produtos com características específicas. Uma maneira relativamente rápida de se obter informações sobre a expressão gênica de genomas ainda não seqüenciados é:

2 Q86431
Biologia
Ano: 2012
Banca: INTELECTUS

O uso de microorganismos na biotecnologia tem grande importância e interesse econômico no Brasil. A levedura Saccharomyces cerevisiae tem grande destaque em processos fermentativos para a produção de pães, bebidas e álcool combustível. As características que tornam um microrganismo viável para produção industrial são:

I. Produzir substância de interesse, crescer rápido e em curto tempo produzindo esporos ou estruturas reprodutivas de fácil inoculação;

II. Produção de substâncias de interesse como endotoxinas, sendo que fatores abióticos não interferem no seu crescimento, produzindo gases de interesse comercial;

III. Fácil cultivo e em larga escala, livre de riscos ao homem e a biota, fácil manipulação gen...

3 Q86409
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A concentração máxima, permitida de cada metal ao descarte direto na pia, é de

4 Q86408
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nas Boas Práticas em Laboratório Clínico (BPLC) e na Biossegurança, em caso de acidente, em que ocorra ruptura da pele, deve-se

5 Q86407
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Os resíduos perfurocortantes

6 Q86406
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O descarte inadequado de resíduos gerados em laboratório constitui foco de doenças infectocontagiosas se não forem realizados adequadamente. Nos procedimentos para biossegurança no descarte dos resíduos,

7 Q86313
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

O estabelecimento de medidas de biossegurança visa minimizar os riscos a que estão expostos os profissionais e usuários de serviços de necropsia e Institutos Médico Legais (IML).

Os riscos de contato com agentes biológicos como vírus e bactérias são classificados segundo a sua natureza como riscos:

8 Q86312
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Analise o texto abaixo:

 

Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas do texto.

9 Q86311
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Com relação à higienização das mãos, é incorreto afirmar:

10 Q86310
Biologia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), quanto às recomendações empregadas para a biossegurança de um laboratório clínico.

( ) Toda amostra biológica deve ser considerada potencialmente contaminada.

( ) O material contaminado deve ser descontaminado antes do descarte.

( ) Pode-se pipetar qualquer tipo de solução ou material com a boca.

( ) Não recapar agulhas e descartar o material perfuro-cortante em recipiente apropriado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.