5211 Q81207
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Segundo a NBR 6028:2003, resumo crítico é aquele redigido por especialistas, com análise crítica de um documento. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, esse tipo de resumo denomina-se:

5212 Q81205
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

De acordo com a NBR 6032/1989, assinale a abreviatura correta do periódico “Revista Brasileira de Direito de Família”.

5213 Q80978
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

No formato USMARC, cada campo é precedido por um parágrafo (tags) de três caracteres e dois indicadores numéricos, terminando com um delimitador especial. No campo 600, registram-se os dados referentes ao:

5214 Q80976
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Considere as afirmativas com relação aos objetivos doCOMUT(Programa de Comutação Bibliográfica).

I. Desburocratizar o processo administrativo e contábil nas transações de compra e venda de cópias de documentos.

 II. Facilitar o acesso ao documento requerido nas tarefas de pesquisa, ensino e gerenciamento, independentemente de sua localização.

III. Garantir a obtenção de cópias de documentos em texto completo oferecidos gratuitamente pela Internet.

IV. Apoiar a Biblioteca Digital Internacional, criada no âmbito do Ibict, no fornecimento de cópias de documentos disponibilizados nas Bases de Dados.

Assinale a alternativa correta.

5215 Q80967
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Usamos dois pontos ( : ), em uma ficha catalográfica para:

5216 Q80965
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

A Associação Brasileira de norma Técnicas e responsável por todas as NBRs, Assim podemos dizer que a NBR 10521 e 10525 respectivamente se referem a:

5217 Q80963
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Indique entre as alternativas a que melhor corresponde ao conceito de apêndice:

5218 Q80839
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Leia, atentamente, os seguintes itens, acerca das linguagens documentárias:

I. Linguagens documentárias são instrumentos intermediários, ou instrumentos de construção, através dos quais se realiza a tradução da síntese dos textos e das perguntas dos usuários.

II. As linguagens documentárias supõem a existência de mecanismos interpretativos próprios, uma vez que não se pode utilizar o mecanismo interpretativo da linguagem natural para determinar significados das unidades destinadas à representação da informação.

III. Em face da natureza plurissêmica da linguagem natural, a elaboração de linguagens documentárias supõe alterar a fonte de significação, isto é, alterar a possibilidade de significar, orientando...

5219 Q80838
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Acerca da referência bibliográfica hipotética abaixo, julgue os itens seguintes de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 BLOOD, D. C.; PEREIRA, O. M.; ARNALDO, J. A.. A efetividade do gerenciamento da informação no setor secundário brasileiro. 2.ed. [S.l.]: Edição dos Autores, [1999]. 390 p

I. A indicação dos autores pessoais está incorreta, pois nos documentos elaborados por três autores, os nomes devem ser mencionados em ordem alfabética, separados por ponto.

II. Mesmo que fosse possível identificar o local de publicação, como o documento não o registrou, a referência usou corretamente a abreviatura [S.l.] que significa sine loco.

 III. ...

5220 Q80818
Biblioteconomia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Segundo os Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA de 2009, a descrição bibliográfica

I. pode ser feita de acordo com vários níveis de detalhe;

II. baseia-se no item enquanto representante da manifestação, podendo incluir atributos que pertençam às obras e expressões nela contidas;

III. deve conter dados descritivos baseados em uma norma internacionalmente vigente.

Pode-se afirmar que