Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Segundo Boccato (2009, p. 120):
“As linguagens documentárias, [são] caracterizadas como sistemas de organização do conhecimento [...] têm como primeira função representar o conteúdo dos documentos contidos em um sistema de recuperação da informação e, como segunda função, mediar a recuperação da informação por meio da representação das perguntas formuladas pelos usuários.”
Em relação às linguagens documentárias, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Dentre as atividades de um gestor de bibliotecas estão distribuir as tarefas entre os diversos membros da equipe e comparar o desempenho na execução dessas tarefas com os padrões estabelecidos. Nesses casos, o gestor está desempenhando, respectivamente, as funções de
Considere, hipoteticamente, que será elaborado um guia para a biblioteca da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a norma brasileira que orienta a elaboração desse tipo de material, ela deverá, obrigatoriamente, incluir no guia a informação referente ao
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Barbalho (1997, p. 2) aponta que:
“o _____________ pressupõe que as organizações desejem desenvolver-se positivamente para o futuro, implicando, portanto, o conhecimento de sua área de eficácia e eficiência, bem como dos limites da organização e das variáveis que compõem o ambiente externo, relacionado à comunidade, às tecnologias e aos valores no qual a Unidade de Informação está inserida.”.
Acerca da aplicação do Planejamento em Unidades de Informação, assinale a alternativa que indica o tipo de planejamento aplicado nos serviços e unidades de informação.
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Fujita (2006), ao discorrer acerca da gestão de bibliotecas universitárias, adota uma óptica norteada pela teoria contingencial em uma perspectiva contemporânea, em que a biblioteca universitária é compreendida em seu contexto mais amplo, a Universidade ou a Instituição de Ensino Superior – uma vez que sua gestão não poderá estar desvinculada do meio-ambiente acadêmico e sua cultura. Logo, a autora compreende a Universidade enquanto “organismo vivo”, atuante como gerador, transmissor e receptor de conhecimentos.
Nesse contexto, a autora afirma que: “[...] a biblioteca universitária torna-se consciente de sua função intermediadora, realizando os processos documentários e preservando a informação para sua próxima transformação em conhecimento, em uma espiral de evolução científica ...
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
Existem várias formas de classificar os Sistemas de Recuperação de Informação (SRI). Uma delas permite classificálos de acordo com o tipo de dados aos quais fornecem acesso. Assim os SRIs, como as bases de dados, podem ser classificados como referenciais ou de fonte. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de Base de Dados de Fontes.
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
A análise da informação está classificada em quatro categorias: qualidade intrínseca, qualidade de acessibilidade, qualidade contextual e qualidade representacional. Sobre isso, é CORRETO afirmar que
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
A transmissão eletrônica da informação deu novo sentido às bibliotecas e fez surgir novos tipos de unidades de informação. Sobre isso, pode-se afirmar que
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Segundo Kobashi (1994), a base sobre a qual se assenta o universo epistemológico de áreas como a Biblioteconomia e a Arquivologia, cujos pressupostos teórico-metodológicos fornecem base conceitual para distintos fazeres profissionais, arraiga sua atuação nas etapas do ciclo de operações documentárias.
Assinale a alternativa que elenca as operações documentárias que compõem o ciclo apontado por Kobashi (1994).