7381 Q79735
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A prática rotineira da catalogação, da indexação e da pesquisa bibliográfica dispõe de normas e instrumentos que podem ser aplicados indistintamente em todas essas atividades, servindo-lhes de suporte e favorecendo a padronização e a comunicação. Um exemplo deste uso é a NBR

7382 Q79734
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Observe o esquema a seguir.

Um usuário interessado no assunto "Controle externo e Fiscalização financeira do Orçamento público" faz uma busca usando termos autorizados, conforme indicado no esquema, em duas bases de dados que utilizam diferentes sistemas de indexação. O resultado da busca na base A foi mais consistente e relevante, enquanto o resultado da base B trouxe um número maior de documentos, porque a base

7383 Q79731
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as afirmativas abaixo sobre indexação.

I. Entre os propósitos do uso de vocabulários controlados estão a tradução, a consistência e a indicação de relações. A tradução é um meio de converter a linguagem natural em uma linguagem de indexação.

II. Na elaboração de vocabulários controlados, a forma verbal dos termos deve prevalecer em relação a outras formas gramaticais como substantivos e adjetivos.

III. O processo de seleção de termos para a inclusão em vocabulários controlados envolve a consulta a uma série de fontes e critérios baseados na linguagem natural usada pela literatura da área e pelos usuários, bem como as necessidades e prioridades do sistema.

IV. Modificador é...

7384 Q79729
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em indexação, exaustividade, revocação e precisão estão relacionadas. Quanto mais exaustivamente um sistema indexa os seus documentos,

7385 Q79728
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A política de indexação em uma biblioteca deve ser entendida como uma filosofia pertinente aos objetivos da própria biblioteca e não apenas como uma operação técnica. Nesse sentido, a política de indexação deve servir como um guia para a tomada de decisões e, assim, levar em conta basicamente os seguintes fatores:

7386 Q79659
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca da organização e do tratamento da informação em ambiente digital, julgue os itens seguintes.

Na indexação baseada em conteúdo, as imagens digitais são indexadas por atributos intrínsecos, como forma, cor e textura.

7387 Q79617
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Como parte do ciclo documentário, entende-se a indexação como o conjunto de atividades relacionadas à identificação dos conceitos de que trata o documento. Julgue os itens a seguir acerca da indexação.

Na tradução, segunda etapa de indexação de assuntos, a expressão dos conceitos baseada na mesma terminologia utilizada pelo autor é denominada indexação por extração.

7388 Q79540
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Se um indexador deixa de atribuir X quando este termo deveria ser atribuído, ocorrerão falhas na:

7389 Q79501
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A indexação é o processo de elaboração de índices que pode ser realizada com o uso de linguagens documentárias ou empregando-se a linguagem natural. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.

Segundo os princípios que orientam o estabelecimento de relações conceituais entre os termos que compõem um tesauro, é correto estabelecer uma relação associativa e não uma relação hierárquica entre os termos botânica e planta.

7390 Q79498
Biblioteconomia
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos procedimentos e técnicas de indexação, assinale a opção correta.