Paul Otlet na clássica obra
“Traité de documentation” (1934, p.10, 43) ao definir documento como: “o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material [...] um suporte de uma certa matéria e dimensão [...] em que se incluem signos representativos de certos dados intelectuais", propõe que “documento” seria um termo genérico, que cobriria não apenas documentos textuais mas também objetos iconográficos e audiovisuais, etc. Tal conceito ampliado de documento abandona a herança latina que atribui à palavra „documento‟ o sentido de lição e prova, ou seja, “um documento é uma prova em apoio a um fato”.
Esse alargamento conceitual corroborou para que Suzanne Briet (2016, p.1), – bibliotecária, documentalista e discípula dos postulados de...
Conforme VIEIRA (2014, p. 183):
“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.
Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?
As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
A qualidade em um serviço de informação não é atingida por acaso. É essencial o engajamento da gerência, responsável pelas propostas iniciais e o planejamento para o alcance dos objetivos do Sistema de Informação. Relacione a COLUNA I com a COLUNA II considerando as ferramentas para a gestão da qualidade.
COLUNA I
1. É um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.
2. Ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.
3. Também denominado diagrama de frequência. Por intermédio desse instrumento, é possível visualizar como evento...
O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço de Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO: