Questões sobre Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing da CESGRANRIO

O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos processos de trabalho exigiu competências técnicas e conceituais, por exemplo, quando o Bibliotecário atua na área de Marketing.

Nesse contexto, qual das competências elencadas implica poder de análise, avaliação e síntese da informação em Marketing aplicado a bibliotecas?

  • A. Criação de pacotes informacionais dirigidos a públicos distintos
  • B. Verificação de custos ligados à aquisição de material informacional
  • C. Domínio de sistemas de mediação e de transferência da informação
  • D. Desenvolvimento de ferramentas de representação do conhecimento
  • E. Compartilhamento de métodos de previsão e planejamento estratégico
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.

Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva

  • A. focalizar produtos.
  • B. garantir a qualidade dos serviços.
  • C. fidelizar clientes por longo tempo.
  • D. implementar produtos informacionais.
  • E. surpreender os usuários com inovações.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao processo de gestão que estabelece o diálogo permanente entre a unidade de informação e o cliente, registrando e medindo a demanda por produtos, a eficiência dos meios de comunicação utilizados, a eficácia da própria comunicação com o cliente e a efetividade das transações estabelecidas no contexto do sistema de informações, denomina-se marketing
  • A. estrutural
  • B. comercial
  • C. social
  • D. direto
  • E. referencial
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: