Na avaliação de linguagens, na recuperação da informação, o coeficiente de precisão é
I. a capacidade de evitar documentos inúteis.
II. medido pela relação entre itens inúteis e o total de itens recuperados.
III. calculado quando o usuário considera o resultado de uma busca relevante para atender à sua necessidade de informação.
Do que se afirma,
A pergunta feita pelo bibliotecário ao magistrado Entre as formas de buscar e localizar registros em bases de dados textuais, encontram-se:
I. Listas enlaçadas unidirecionais: os registros são organizados de acordo com um campo-chave (autor, título etc.) ou de maneira independente, empregando-se um sistema de apontadores para representar a organização dos registros na base.
II. Arquivos invertidos: trabalha com dois ou três arquivos separados, sendo que um contém os registros propriamente ditos e o outro, um índice que proporciona o acesso a esses registros.
Observa-se que
Ao avaliar a qualidade de uma fonte de informação jurídica na internet, uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região observa, entre outros, os seguintes aspectos:
I. A informação oferecida é preponderantemente opinativa.
II. O mantenedor não goza de reconhecimento na área.
III. A recuperação da informação original se dá por meio de links.
IV. Seus objetivos e o público a que se destina não são claros.
V. A cobertura é seletiva.
VI. A linguagem utilizada é coerente com a estrutura da fonte.
Considerando os critérios de avaliação consagrados pela literatura, verifica-se que os aspectos constantes em
Nesse caso, o coeficiente de precisão é Em relação aos resumos, considere:
I. Em um ambiente eletrônico, um resumo facilita a busca livre em textos, mas não suporta a aplicação de vocabulários controlados que visam à indexação em serviços de recuperação de informações.
II. Seus propósitos são identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento, determinar a sua relevância e decidir se o documento precisa ser lido na íntegra.
III. A norma brasileira vincula a definição de resumo a um documento, enquanto a norma da ANSI, por exemplo, define resumo como a representação de um documento ou de uma apresentação oral.
IV. Para a NBR 6028, a extensão dos resumos varia de acordo com o tipo de documento: até 100 palavras para comunicações breves, até 250 palavras para artigos e capítulos de livr...
Em uma biblioteca, estabeleceu-se o seguinte diálogo:

Ocorreu, no caso, uma tradicional entrevista de referência. Para compreender a questão do usuário, a bibliotecária utilizou 3 tipos de perguntas. Tais perguntas são classificadas, respectivamente, como