O AACR2 prevê regras para a escolha da entrada principal no caso de obras sob a responsabilidade de uma única pessoa ou entidade, obras de responsabilidade compartilhada e obras de responsabilidade mista. Uma obra de responsabilidade compartilhada é aquela
As revisões feitas ao capítulo 9 (Recursos Eletrônicos) do AACR2 dividem-se em duas categorias:
I. alterações para alinhar-se à International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources (ISBD (ER)); e
II. alterações para acomodar a natureza específica dos recursos eletrônicos.
Entre as alterações incluídas em cada categoria, encontram- se, respectivamente, a
As notações gráficas de descrição que não são precedidas e seguidas de espaço na catalogação são
O catálogo coletivo é aquele que registra, em uma única ordem de sistematização ou sucessão, informações sobre o acervo total ou parcial de duas ou mais bibliotecas. Resulta, portanto da fusão, em um só catálogo, de vários catálogos independentes entre si. Considere as seguintes alternativas com relação à suas funções:
I. Indicar o número de baixas na biblioteca.
II. Promover o compartilhamento de recursos.
III. Impedir a repetição de números de chamada.
IV. Favorecer informações bibliográficas diversas.
Está correto o que se afirma apenas em:
De acordo com as orientações do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), a Secretaria Municipal de Educação e Ciência, do Município de Armação dos Búzios tem como entrada o seguinte cabeçalho:
Considere a catalogação do seguinte material cartográfico:
Atlas de 30 páginas ao todo, contendo 25 mapas coloridos e medindo 40 cm de altura e 50 cm de largura.
Segundo as normas do código de catalogação vigente, a forma correta da descrição física do item acima é
Durante a catalogação de um determinado livro o bibliotecário constata que a sequência numêrica das páginas é registrada de duas formas: as primeiras páginas em algarismos romanos e as seguintes com algarismos arábicos, conforme apresentado abaixo:

De acordo com as AACR2, a forma correta da descrição da extensão do item acima é
Considerando as seguintes regras das AACR2,
I. Para um item sem a fonte principal de informação forneça um título principal extraindo-o do restante do item, de uma fonte de referência, ou de qualquer outra parte. Se não for possível encontrar título em qualquer outra fonte, redija um título descritivo sucinto. Coloque esse título suprido ou redigido entre colchetes.
II. Se nenhuma indicação de responsabilidade aparecer com destaque no item, construa uma ou extraia do documento do item. Coloque essa responsabilidade entre colchetes.
III. Quando uma única indicação de responsabilidade mencionar mais de três pessoas ou entidades exercendo a mesma função, ou com o mesmo grau de responsabilidade, omita todos o...
Acerca de organização e administração de bibliotecas, julgue os itens de 87 a 90.
Extraindo-se amostras de partes do acervo, com base em um catálogo topográfico, e estudando-se a sua circulação, é possível determinar a taxa de envelhecimento do material de vários campos temáticos da biblioteca.
Julgue os itens subsecutivos, relacionados a catálogos.
Um catálogo coletivo armazena registros bibliográficos relativos a coleções pertencentes a várias entidades documentárias, públicas ou privadas, municipais, estaduais, regionais, federais e internacionais.