11841 Q659896
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Em relação ao marketing, marque V para assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A análise de mercado é item fundamental para a implantação do marketing, visando organizar, construir, manter ou revitalizar uma demanda, com a finalidade de conhecer a amplitude, tendências, barreiras tecnológicas, vulnerabilidade, concentração de demanda, nível de necessidade informacional, que nortearão a escolha do segmento de mercado de atuação da unidade de informação.

( ) A análise ambiental é o estudo sobre a clientela e deve ser feito da forma mais particularizada possível, conhecendo suas peculiaridades em busca da promoção da satisfação de suas necessidades informacionais.

( ) A análise do cliente é o conhecimento sobre as tecnologias e demais informações nos âm...

11842 Q659894
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

A partir das respostas às questões para a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades de informação, inicia-se o planejamento do sistema de informação de marketing.

Dentre seus componentes, o sistema de inteligência de marketing é o conjunto de:

11843 Q659864
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Considere as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.

I. Os sistemas para a automação de unidades de informação são conhecidos como Sistemas Integrados para Bibliotecas, em geral, oferecendo os seguintes módulos: aquisição, catalogação, interface de pesquisa, circulação, disseminação seletiva e relatórios gerenciais.

II. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas: o formato MARC e o protocolo Z39.50.

III. Entre os requisitos de qualidade de um sistema de automação de serviços bibliotecários, incluem-se o padrão XML para troca de informações e a interface Web para oferecer serviços online.

Ocorre que

11844 Q659863
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
O processo de agrupar tarefas de acordo com uma disposição lógica é chamado de
11845 Q659862
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Considere as seguintes afirmações em relação às etapas do diagnóstico, processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações:

I. A preparação do diagnóstico tem por objetivo estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação.

II. A elaboração do projeto de diagnóstico envolve um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação e o cronograma do processo.

Ocorre que

11846 Q659861
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Muitas vezes, o levantamento de dados realizado para a elaboração do diagnóstico organizacional envolve a preparação de questionários. Nesse caso, de forma a garantir a confiança dos dados coletados, é importante que
11847 Q659857
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Observe o Fluxograma: desbastamento da coleção – remanejamento.

Conforme a figura, se o material não está registrado, Elabora lista de material e, em seguida:

11848 Q659799
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Em relação às linguagens documentárias, considere:

I. A Linguagem Natural (LN) pode ser definida como a linguagem do discurso técnico-científico.

II. A Linguagem Controlada (LC) pode ser definida como um conjunto limitado de termos autorizados para uso na indexação e busca de documentos.

No contexto da recuperação da informação em bases de dados,

11849 Q659798
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Em relação às linguagens documentárias, considere:

I. Em indexação, exaustividade, revocação e precisão estão relacionadas. Quanto mais exaustivamente um sistema indexa os seus documentos, menor será a revocação e maior será a precisão.

II. A liberdade de combinar termos autorizados que são mais relevantes para uma determinada pesquisa é uma das vantagens das linguagens précoordenadas.

III. Os tesauros não são utilizados somente pelos especialistas da informação, no momento da indexação, mas também por usuários da informação, no momento da busca de documentos.

IV. A avaliação de linguagens documentárias na recuperação da informação inclui critérios como cobertura, revocação, precisão, tempo de resposta, esforço do usuário e forma da resposta (s...

11850 Q659797
Biblioteconomia
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Os vocabulários controlados são estruturados de acordo com diferentes relações que se estabelecem entre os termos. Os tesauros incluem, por exemplo, mecanismos para controlar