As terras onde se encontram hoje o município de Nova Era, teve sua ocupação iniciada no século XVII, por:
No que diz respeito à qualidade de vida (Índice de Desenvolvimento Humano – IDH), Nova Era se enquadra em qual grupo de municípios mineiros?
Na década de 1950, Nova Era recebeu duas vistas do governador de estado, que se elegeu posteriormente Presidente da República, para inauguração da Maternidade Nossa Senhora das Graças e da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (prédio hoje da Escola Augusta Maciel). Trata-se de:
Antes de se tornar município, as terras pertencentes à Nova Era eram denominadas:
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema e sua importância para a compreensão do quadro social brasileiro dos dias atuais, julgue os itens que se seguem.
Por mais aguda que seja a situação do Norte e do Nordeste, como mostrada na pesquisa a que o texto alude, sabe-se que o problema da violência envolve o conjunto do país e é estimulado, em larga medida, pela ação do crime organizado, a exemplo do narcotráfico.
A construção da próxima geração de carros elétricos depende de lítio, mineral em que aproximadamente metade das reservas do mundo está na Bolívia, um dos países mais pobres do mundo e que não está disposto a vendê-lo facilmente. Acerca da exploração do lítio boliviano, assinale a opção correta.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e é celebrado no dia 5 de Junho. A data se tornou um catalizador de ações em defesa da preservação ambiental e da conscientização política sobre a defesa do meio ambiente. Assinale a alternativa correta em relação ao tema meio ambiente.

A imagem acima sugere que
"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo”. (Discurso de Cristovão Buarque durante um debate em uma Universidade, nos Estados Unidos em 2001 no qual foi questionado por um estudante). O discurso acima foi amplamente debatido e reza sobre:
O acidente com a plataforma da British Petroleum no Golfo do México vai elevar os custos de exploração dos campos do pré-sal. Na opinião de especialistas, o vazamento, que já consumiu mais de 530 milhões de euros na tentativa de minimizar os danos, vai elevar o custo dos seguros relacionados à exploração de petróleo. O acidente em questão foi o maior vazamento de petróleo em águas profundas do mundo. Sobre o desastre: