Diferentemente do ocorrido durante grande período de vigência do regime militar, quando se impôs ao país um bipartidarismo bastante artificial, com a redemocratização, a partir de 1985 e da promulgação da Constituição Federal de 1988, o pluripartidarismo pleno passou a caracterizar o cenário político brasileiro.
Assinale a opção correspondente à agremiação político-partidária que, apesar de ter exercido importante papel na história brasileira, não integra o atual cenário político brasileiro.Operação deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal levou à prisão cinco pessoas e teve como alvo duas organizações não-governamentais que receberam R$2,9 milhões do Programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes. O trecho refere-se:

A reportagem refere-se, respectivamente, à Lei
Considere as informações sobre o novo Código Florestal Brasileiro.
I. Um de seus pontos polêmicos é a anistia a agricultores que desmataram áreas até 2008, o que é combatido pelos ambientalistas.
II. Um dos seus artigos prevê áreas de preservação permanente, como topos de morros ou margens de rios.
III. Os ambientalistas consideram a nova legislação positiva para preservação ambiental.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre a Lei da Ficha Limpa é correto afirmar que
O anúncio da descoberta de reservas de petróleo na camada pré-sal suscitou diversas discussões, tanto políticas quanto populares, acerca dos royalties decorrentes da exploração do petróleo. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Os debates políticos acerca desse tema centram-se, sobretudo, na questão dos royalties e de sua distribuição entre os estados federados brasileiros.

O evento citado ocorreu no estado de São Paulo, na cidade de
A fundação do “Clube Republicano” de Paranaguá se deu quantos anos antes da Proclamação da República?
No Brasil, o poder legislativo é chamado de bicameral, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Atualmente, são presidentes da Câmara Federal e do Senado Federal do Brasil, respectivamente:
No Brasil, a representação política nas esferas municipais, estaduais e federal segue o critério da proporcionalidade, levando-se em conta o total da população nos Municípios e nos Estados Federativos. Sendo assim podemos afirmar corretamente que o Estado de Tocantins com uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas (dados de 2010), conta com o seguinte quadro de representantes eleitos para a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e Senado da República, respectivamente: