"Uma característica comum a todos os países em crescimento acelerado é o ritmo intenso de investimentos em infra-estrutura. (...) Os serviços e produtos gerados pelos setores de infra-estrutura – energia, petróleo e gás, transportes, telecomunicações e saneamento básico – funcionam como órgãos vitais em qualquer sistema econômico."
(Revista Exame, 27 de setembro de 2006, página 104).
Sobre o quadro da infra-estrutura brasileira, visando o crescimento econômico, assinale a alternativa correta.
"Do zero ao topo em 25 anos. A ascenção de grupo de novos empresários mostra como é possível vencer as diversas barreiras que desafiam os empreendedores brasileiros."
(Revista Exame, 13 de setembro de 2006, página 23)
Há uma extensa lista de problemas que afligem o empreendedor no Brasil. Assinale a alternativa que não corresponde a dificuldade encontrada no ambiente de negócios brasileiro, em geral.
Analise as assertivas sobre os consumidores nos dias de hoje:
I. O consumidor tem exigido produtos alimentares de qualidade, segurança e que venham em embalagens práticas, convenientes e de fácil reciclagem. II. O consumidor possui mais consciência crítica de seus direitos desde a aprovação do Código de Direito do Consumidor. III. As embalagens tradicionais são limitadas no que se refere ao aumento da vida de prateleira e, por isso, a indústria buscam alternativas viáveis para substituí-las.
De 1930 a 1980 a economia brasileira mostrou elevadas taxas de crescimento econômico. O PIB triplicou em apenas 50 anos. Esse período expressivo da história econômica brasileira é marcado pela adoção de:
O Brasil se tornou, em 2006, auto-suficiente em petróleo. Essa afirmativa está coroando um projeto surgido na década de 1950. A ideologia desse movimento e o seu "slogan" são, respectivamente:
"A economia brasileira tem bons dados para mostrar em 2006. Ela pode chegar ao fim do ano com uma inflação do mesmo tamanho do crescimento econômico." Miriam Leitão, O GLOBO, 19 de abril de 2006. Entre as características da atual política econômica brasileira, encontram-se:
Nos sistemas agrícolas a biodiversidade cumpre funções que vão além da produção de alimentos, fibras, combustíveis e renda. A biodiversidade tem influência:
A cultura do café começou a se expandir no Vale do Paraíba durante os primeiros decênios do século XIX e está na raiz de importantes transformações verificadas na vida política, social e econômica do Brasil. Em pouco tempo, o grão tornouse o principal item da pauta de exportações brasileiras. Com o esgotamento dos solos do vale, o café seguiu para o oeste paulista, onde gerou riquezas que deram proeminência econômica ao estado de São Paulo e impulsionaram a industrialização. Assinale a alternativa que apresenta uma frase que NÃO está relacionada corretamente ao período destacado no texto:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando aspectos relevantes da realidade social e econômica do Brasil e do mundo, julgue os itens que se seguem.
O crescimento do salário mínimo, em termos reais, desde 1994, como informa o texto, é a prova mais evidente de que, a despeito das oscilações da economia brasileira no período, a renda média real dos trabalhadores nos grandes centros urbanos expandiu-se.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O álcool voltou às manchetes dos jornais e às discussões cotidianas do brasileiro. Nos anos 70 do século passado, houve forte estímulo à substituição gradual de parte do consumo de combustível advindo do petróleo pela novidade do álcool como combustível para carros. Mais recentemente, a população foi estimulada a adquirir automóveis do tipo flex, que podem utilizar as duas formas de combustível.
Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Há indiferença por parte das grandes corporações internacionais em relação às possibilidades de exploração econômica do álcool como combustível no Brasil.