Conhecimentos Gerais e Atualidades para Concursos

Atualidades e Conhecimentos Gerais - - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Câmara de Patrocínio - MG - Advogado

Considere o gráfico a seguir.



Considerando esse gráfico e sobre as queimadas registradas no Brasil em 2019, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O número de queimadas em 2019 é o maior dos últimos sete anos.

( ) O estado mais atingido pelas queimadas em 2019 foi Minas Gerais.

( ) O número de queimadas em 2019 é menor que a média dos últimos seis anos.

( ) As queimadas em 2019 aumentaram mais de 80% em relação ao ano de 2018.


Assinale a sequência correta.

    A) V F F V
    B) F V V F
    C) V F V F
    D) F V F V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Câmara de Patrocínio - MG - Advogado

“O governador Romeu Zema participou, no dia 30 de setembro de 2019, da abertura do 27º Seminário do Café, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, realizado pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura no Cerrado mineiro, oferecendo aos produtores conteúdo técnico, gerencial, científico e informativo. É voltado para a formação de empreendedores rurais, por meio da atualização e profissionalização da cadeia do café, e promove debates sobre os problemas e soluções dos cafeicultores.”

Disponível em:<https://triangulonoticias.com/rodrigo-maia-e-romeu-zema-visitam-patrocinio-mg/> . Acesso em: 21 out. 2019 (Adaptado).


A realização do seminário em Patrocínio se justifica pela sua importância para a cafeicultura, uma vez que a cidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

    A) foi a primeira a produzir café no Brasil.
    B) detém o monopólio da exportação de café.
    C) é o maior produtor de café de Minas Gerais.
    D) possui exclusividade sobre a moagem do café.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Saúde - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Assistente Social - CRAS/CREAS Técnico de Cadastro Único

O Brasil deve ganhar em breve um banco de células-tronco induzidas que cobrirá as necessidades de 90% da população do país. [...]


Pesquisadores criam banco de células-tronco.

O Tempo, 9 nov. 2019, p. 19.


Células-tronco são

    A) células que precisam ser produzidas por material genético do próprio paciente, pois somente assim é possível garantir compatibilidade.
    B) células retiradas de indivíduos adultos que, manipuladas geneticamente, podem se transformar em qualquer tecido do corpo humano.
    C) materiais genéticos procedentes exclusivamente do cordão umbilical, já que o sangue do recém-nascido não teve contato com nenhuma doença.
    D) materiais genéticos que, pelo seu poder de regeneração, se adaptam a qualquer ambiente, podendo ser procedentes de qualquer doador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Política - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Assistente Social - CRAS/CREAS Técnico de Cadastro Único

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instalou na última quarta-feira (30 de outubro de 2019) a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Cervejeira. [...] Até então, o Mapa tinha duas câmaras exclusivas para bebidas: a da Viticultura, Vinhos e Derivados e a da Cachaça. [...]

Mapa instala Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Cervejeira. O Tempo, 2 nov. 2019, p. 12.

A criação de uma câmara setorial exclusiva para o setor cervejeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está relacionada à(ao)
    A) definição da cerveja como um elemento da cadeia alimentar.
    B) proteção do produtor artesanal frente às grandes empresas cervejeiras.
    C) controle da produção de cerveja artesanal, devido à presença de riscos alimentares.
    D) fato de o Brasil ser o terceiro maior produtor de cerveja no mundo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Assistente Social - CRAS/CREAS Técnico de Cadastro Único

O número de matrículas de estudantes negros e pardos nas universidades e faculdades públicas no Brasil ultrapassou, pela primeira vez, o de brancos. Em 2018, esse grupo passou a representar 50,3% dos estudantes do ensino superior da rede pública, segundo a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, publicada nesta quarta-feira (13/10/19) pelo IBGE. Embora representem hoje mais da metade dos estudantes nas universidades federais, esse grupo ainda permanece sub-representado [...]
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/13/ politica/1573643039_261472.html>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Os dados da pesquisa do IBGE revelam que a
    A) existência de uma política de redução da população branca permite à população negra e parda, estável, ocupar vagas ociosas no ensino público superior.
    B) miscigenação racial no Brasil favorece a ascensão econômica da população negra e parda, levando-a a ocupar as universidades públicas brasileira.
    C) população negra e parda do Brasil representa mais da metade da população total – 55,8% de acordo com o IBGE – por isso ela ainda está sub-representada.
    D) taxa de 50,3% de negros e pardos nas universidades públicas brasileiras revela a não existência de desigualdades sociais e raciais em seu interior.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Saúde - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Assistente Social - CRAS/CREAS Técnico de Cadastro Único

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens [...] Levantamento do Centro de Referência da Saúde do homem revela que 60% dos pacientes do sexo masculino só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado.
Novembro azul desperta mais atenção para prevenir tumor. O Tempo, 9 nov. 2019, p. 18.

Sobre o câncer de próstata e tendo em vista esse trecho da reportagem, é correto afirmar:
    A) A maioria dos pacientes busca tratamento quando a doença está instalada, revelando algum descuido em relação à prevenção.
    B) O câncer de próstata é o que mais mata homens por questões culturais, pois eles se recusam a se submeter ao exame de toque.
    C) 0% dos homens desenvolvem o câncer de próstata porque buscam tratamento quando a doença já está em estado avançado.
    D) Sendo essa doença de manifestação silenciosa, a maioria dos homens não tem como identificar alertas que os leve a buscar tratamento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Ciência, Tecnologia e Inovação - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Assistente Social - CRAS/CREAS Técnico de Cadastro Único

Um estudo recente do Senai prevê, entre cinco e dez anos, o surgimento e a consolidação de 30 novas profissões em oito áreas. [...] No setor automobilístico, é esperada a criação de ocupações como a de mecânico de veículos híbridos. [...] No segmento de tecnologias da informação e da comunicação, [...] a de analista de internet das coisas. [...] Na área administrativa, [...] entre as novas ocupações previstas, estão a de gerente de e.learning [...] e o consultor de transformação digital [...].
Tecnologia vai criar 30 novas vagas profissões dentro de dez anos. O Tempo, 3 nov. 2019, p. 10.

Essas novas ocupações apresentadas vêm surgindo e se desenvolvendo em função
    A) da busca, pelo Senai, de garantir formação mais qualificada e imediata de mão de obra, aliviando a procura de vagas em cursos superiores.
    B) das crises econômicas que provocam o desaparecimento do emprego, obrigando as pessoas a criar novas profissões para sobreviver.
    C) do desenvolvimento do processo de produção industrial, na indústria 4.0, implicando no surgimento de novas formas de ocupação.
    D) os desdobramentos da alta tecnologia que vem substituindo o ser humano por computadores em todos os processos industriais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Ciência, Tecnologia e Inovação - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Assistente Social - CRAS/CREAS Técnico de Cadastro Único

Analise as afirmativas a seguir.


I. “Cultura minimalista cresce em contraponto ao consumismo”

II. “Tecnologia facilita conscientização”


Essas frases são títulos de matérias publicadas pelo jornal O Tempo do dia 27 de outubro de 2019, acerca da cultura minimalista. A relação entre ambas está correta em:

    A) A tecnologia se contrapõe à cultura minimalista por demandar consumo de aparelhos eletrônicos.
    B) As culturas minimalistas se desvirtuaram de seus princípios ao se conectarem com o consumo eletrônico.
    C) O uso de aplicativos otimiza processos e serviços sem a necessidade de aquisição de bens.
    D) Os jovens, por dominarem o uso da tecnologia, são os grandes difusores do minimalismo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Economia - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Fiscal de Meio Ambiente Técnico em Enfermagem Técnico em Contabilidade Fiscal de Rendas e Tributos Fiscal de Posturas Tesoureiro Fiscal Sanitário Fiscal de Obras e Serviços

A recessão trouxe maior consciência em relação ao consumo, mas não é a única explicação para o avanço da onda minimalista. À medida que cresce uma nova geração – mais preocupada com o meio ambiente e mais ligada ao uso do que à aquisição – o conceito também cresce. [...]


O TEMPO. Nova geração está mais ligada. 27 out. 2019, p. 8.


De acordo com o trecho da reportagem, é correto afirmar sobre a cultura minimalista:

    A) irrompeu e se desenvolveu no Brasil como alternativa de sobrevivência à recente crise econômica vivida pelo país.
    B) resultou da consciência de que o consumismo é o maior vilão das economias capitalistas, devendo ser combatido.
    C) surgiu da ação da juventude ambientalista, que abre mão do consumo em favor de uma vida totalmente natural.
    D) afetou a geração mais nova que, alterando seus hábitos de consumo, valoriza a sustentabilidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atualidades e Conhecimentos Gerais - Saúde - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Provas: Fiscal de Meio Ambiente Técnico em Enfermagem Técnico em Contabilidade Fiscal de Rendas e Tributos Fiscal de Posturas Tesoureiro Fiscal Sanitário Fiscal de Obras e Serviços

Cerca de 700 pessoas morreram de dengue neste ano na América Latina. O Brasil é o país mais afetado, com 485 mortes, seguido por Honduras (82), Colômbia (35), Guatemala (34) e México (20), segundo a Organização Pan Americana da Saúde (Opas).

O TEMPO, 9 nov. 2019, p. 23.

De acordo com o texto, é correto afirmar sobre a dengue:
    A) A quantidade de mortes entre os países da América Latina está equilibrada.
    B) É uma doença tipicamente tropical, encontrada exclusivamente no Brasil.
    C) Provocou muitas mortes na América Latina em 2019, com forte impacto no Brasil.
    D) Tem merecido pouca atenção devido aos impactos desprezíveis em outros países.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

além disso greve dos caminhoneiros redação do enem crise política febre amarela brasil é rio de janeiro dilma rousseff oriente médio crise econômica operação lava jato redes sociais partido político deste ano ex presidente direitos humanos donald trump reforma trabalhista brasil e no mundo coreia do norte