611 Q661118
Artes
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No processo de apreciação da arte, o qual permite ao indivíduo refletir sobre questões que tangenciam, por exemplo, a organização dos elementos que compõem as diferentes linguagens artísticas,
612 Q661117
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
A adoção de uma visualidade mais gráfica do que pictórica.
613 Q661116
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia

Sabemos que a cor não tem existência material. Cor é apenas uma sensação produzida pela ação da luz sobre o órgão da visão. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:

I) A cor-luz é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.

II) A cor pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

III) Chamamos de cor-luz as substâncias corantes que fazem parte do grupo de cores químicas.

IV) Existem vocábulos em vários idiomas para diferenciar a sensação cor da característica luminosa (Estímulo). Em inglês, a sensação é colour vision e o estímulo, Hue. Em português o melhor termo para caracterizar o estímulo é Matiz.

V) As faixas coloridas que compõem o ...

614 Q661115
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
A partir de um levantamento de classificação e nomenclatura das cores, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO.
615 Q661114
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
As grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão corretas, EXCETO:
616 Q661113
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.
617 Q661112
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
Os grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza- neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores. Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
618 Q661111
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
Segundo Roberto Conduru (2007), “As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades – orixás, voduns, inquices, encantados – e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado”. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:
619 Q661110
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.
620 Q661109
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia
“Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores”. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo: