As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança a Arte do movimento:
I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.
II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.
III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsaç...

Assinale a opção que indica a linguagem artística descrita no texto precedente.
Sobre o procedimento de Improvisação Teatral, tomando por base o pensamento Spoliano, observe as questões a seguir.
I) Utiliza-se a instrução de jogo para situar o FOCO de atenção.
II) A improvisação não tem um passo-a-passo definido.
III) O jogador deixar-se levar por resoluções de jogo inesperadas.
IV) O problema do jogo aprisiona o jogador, sendo prejudicial para ele.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Com relação à sistematização da prática de Jogos Teatrais proposta por Viola Spolin, podese dizer que:
I) uma das instâncias fundamentais é o FOCO ou PONTO DE CONCENTRAÇÃO;
II) com o FOCO dividido a espontaneidade acontece;
III) o ator deve estar livre para improvisar, sem regras;
IV) muitas vezes os jogadores trabalham um DUPLO PROBLEMA A RESOLVER.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.
II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.
III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Bras...