Em uma situação hipotética, no TRE-SP, houve uma falha no sistema de dosagem automático de solução de fonte e álcool da impressora Speedmaster 74. O especialista em artes gráficas foi solicitado para preparar 40 litros de solução de molhagem, que deverá conter 10% de álcool e 3% de solução de fonte.
A quantia de água, álcool e solução de fonte para preparar os 40 litros de solução de molhagem deverá ser
Em uma situação hipotética, o TRE-SP precisa imprimir 22.500 panfletos cujo formato final é de 210 x 297 mm. Sabe-se que o formato máximo que a impressora comporta é 218 x 318 mm e que o substrato que a empresa possui em estoque é o 66 x 96 cm.
Desprezando sobras, perdas, sentido fibras e margem de pinça, a quantidade de folhas inteiras a serem utilizadas é igual a
A combinação entre as cores CMYK, em impressão offset, pode gerar uma enorme quantidade de cores e tons. Porém, alguns tons específicos somente podem ser reproduzidos, de forma satisfatória, utilizando cores especiais. Pensando nisso, alguns fabricantes criaram catálogos de cores, com a demonstração e a formulação da respectiva cor. Um dos catálogos de cores especiais mais conhecido e respeitado no mundo é o