1111 Q865306
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

“É uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade.”

A definição acima se refere ao

1112 Q865305
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

A intensidade da luz é medida através de um aparelho denominado

1113 Q865304
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Os poluentes atmosféricos são altamente ácidos e, portanto, extremamente nocivos ao papel. São rapidamente absorvidos, alterando seriamente o pH do papel.

O pH que é considerado NEUTRO é o

1114 Q865303
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

“Armazena informações de forma cronológica em uma lista de blocos interligados que possuem um número de identificação próprio e outro de seu antecessor, visando identificar sua origem. Cada bloco armazena um conjunto de informações que também recebem um identificador único e imutável” (LUCENA; HENRIQUES, 2016). A definição acima se refere a uma tecnologia que, na visão de Swan (2015), tem a capacidade de modificar todos os setores da sociedade. Trata- se do

1115 Q865302
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Sobre sistemas e métodos de arquivamento, assinale a assertiva incorreta.

1116 Q865301
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Observe os nomes abaixo:

I. Papa João Paulo II
II. Paulo da Silva Bisneto

III. Aline Barros da Silva

IV. João do Santo Cristo

De acordo com as regras de alfabetação, a ordem correta dos nomes acima em um arquivo será

1117 Q865300
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Sobre o ciclo vital, considere as afirmativas abaixo:

I. Já se demonstrou que os documentos não caminham necessariamente pelos três arquivos.

II. Há que se ressaltar que os documentos de caráter intermediário podem ser reativados e que, dessa forma, regressam, por razões diversas, à condição de corrente.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente as afirmativas acima.

1118 Q865299
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Pode-se afirmar que as atividades de Protocolo estão intimamente ligadas aos

1119 Q865298
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Uma das principais características do arquivo, diferentemente de bibliotecas e museus, é que ele tem, entre outros objetivos, o de

1120 Q865297
Arquivologia
Ano: 2021
Banca: IDIB

Analise as sentenças abaixo, com alterações extraídas de CASTRO & GASTAUD (2017):

As bibliotecas (...) constituem um acervo reunido de forma artificial e, de acordo com Tessitore, são um órgão colecionador e não um órgão receptor como os arquivos públicos.

Sendo um órgão colecionador, as bibliotecas definem o teor de seu acervo. (TESSITORE, 2003).

Sobre as assertivas acima, pode-se afirmar que