Amissão de umarquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que contêm a descrição ou representação de unidades documentais: seja do arquivo como umtodo, de uma parte ou de peças documentais específicas nele contidas.
O instrumento destinado à orientação geral dos usuários no conhecimento e no uso dos fundos existentesemumarquivo é o
O processo de descrição de documentos produz instrumentos de pesquisa que, por serem representações das unidades documentais que descrevem, são essenciais para o uso dos arquivos.
Dentre os instrumentos de descrição, qual é organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos?
A avaliação é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a sua destinação final, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assim sendo, o valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é conhecido como valor
A avaliação documental permite a definição dos prazos de guarda corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos, tendo por base seus valores
Banca:
Instituto Nosso Rumo de Educação e Desenvolvimento Social (NOSSO RUMO)
Princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio de respeito aos fundos. Trata-se do Princípio da
Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir. É considerado como arquivo o conjunto de documentos oficiais gerados pelos governos federais, estaduais e municipais, no âmbito da Administração Pública, que servem aos interesses governamentais.
Banca:
Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)
A finalidade de um arquivo é guardar e conservar documentos para utilização imediata ou futura. Sobre os tipos de arquivo, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O arquivo corrente guarda a documentação mais atual e frequentemente utilizada.
( ) O arquivo central guarda a documentação que tem uso frequente e deve ser mantido em local de fácil acesso para facilitar a consulta pelos funcionários do setor.
( ) O arquivo permanente guarda documentos que perderam o valor administrativo, cujo uso não é frequente, mas que possuem valor histórico, principalmente, para fins de comprovação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima par baixo, é