Questões de Arquivologia da IGEDUC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da IGEDUC

A expedição de correspondência garante o envio correto, rápido e documentado das comunicações oficiais, exigindo cuidado com o registro de saída e com a seleção do meio mais adequado de envio. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas: 
(__) O livro de registro de correspondência enviada é utilizado para controle de saída de documentos oficiais, incluindo dados como destinatário e data de expedição.

(__) Toda correspondência oficial deve ser registrada, inclusive bilhetes informais e mensagens sem valor administrativo.
(__) O setor de expedição deve definir a forma de envio conforme a natureza da correspondência, podendo utilizar meios físicos ou eletrônicos.
(__) A expedição eficiente contribui para a rastreabilidade documental e para a prestação de contas administrativa.
A sequência está correta em:

O serviço de arquivo tem como objetivo garantir o acesso rápido e seguro à informação, sendo fundamental para a memória institucional, a transparência administrativa e o cumprimento de obrigações legais. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) O arquivo corrente é aquele utilizado com frequência, armazenando documentos em uso regular pelos setores da instituição.
(__) O método numérico de arquivamento organiza os documentos conforme a ordem alfabética dos nomes dos remetentes.
(__) O sistema de arquivamento geográfico é recomendado para documentos que tratam de assuntos jurídicos e normativos.
(__) Os clips, pastas e classificadores são acessórios comuns utilizados para organizar fisicamente os documentos arquivados.
A sequência está correta em:

Em um órgão da administração municipal, diariamente são recebidos ofícios, memorandos e requerimentos que precisam ser corretamente classificados e encaminhados aos setores competentes. A equipe do setor de protocolo é responsável por garantir que esses documentos sejam tratados de acordo com procedimentos padronizados. Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma prática ou conceito relacionado à Arquivologia.

A preservação, conservação e restauração de documentos são práticas essenciais para garantir a integridade e a acessibilidade do acervo documental ao longo do tempo. Essas atividades envolvem diferentes processos técnicos e científicos, com o objetivo de proteger os documentos de deterioração e garantir sua longevidade. Com base nesse conceito, assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta sobre essas práticas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis