Um técnico administrativo de uma empresa pública inicia a organização de um arquivo de correspondentes estrangeiros, utilizando as regras de alfabetação nos seguintes nomes: 1 – Al Bem-Hur, 2 – Francisco de los Rios, 3 – Julia de Oviedo y Baños, 4 – Julio Muller, 5 – George Churchill. A organização deverá apresentar a seguinte seqüência:
Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda. A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.
Está correta a seqüência alfabética abaixo.
Barbosa, Augusto José de Souza
Cardoso, Pedro Paulo
Filho, Antonio César de Alcântara
Gonçalves, Mário Ricardo de Araújo
Entre os métodos de arquivamento, o alfabético é o mais simples, pois considera como elemento principal o nome. O arquivamento de pastas por nomes obedece a regras de alfabetação. A respeito dessas regras de alfabetação, julgue os itens seguintes.
Em pastas de pessoas físicas, os sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo devem ser separados. O nome Roberto Monte Azul, por exemplo, deve ser referido como Azul, Roberto Monte.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos métodos de arquivamento.
Na organização de um arquivo, os elementos de um documento que devem ser considerados são: nome do remetente, nome do destinatário, local, número, data e assunto.
Considere que os documentos referentes aos recursos humanos de uma empresa devam ser arquivados em pastas, organizadas por assunto, utilizando-se o método alfabético. A respeito dessa forma de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
Caso seja acrescentada, posteriormente, uma pasta relativa a nomeações, essa pasta deverá ser colocada no último item do arquivo, até que nela sejam inseridos todos os documentos relacionados ao assunto.
Considere que os documentos referentes aos recursos humanos de uma empresa devam ser arquivados em pastas, organizadas por assunto, utilizando-se o método alfabético. A respeito dessa forma de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
Os documentos constantes em cada uma das pastas arquivadas em ordem alfabética deverão seguir, obrigatoriamente, uma seqüência numérica.
Julgue os itens de 71 a 76, relativos a regras de arquivamento.
O arquivamento de documentos pode ser feito primariamente pela ordem cronológica, vedado o seqüenciamento adicional pela ordem alfabética.
Julgue os itens de 71 a 76, relativos a regras de arquivamento.
A organização de arquivos pela ordem alfabética pressupõe sua classificação por assunto, dentro de um sistema numérico.
Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens seguintes.
Na alfabetação de nomes de espanhóis, o registro é feito pelo prenome.