Pedro Paulo Corrêa. Thiago Gonçalves. Antônio Carlos de Souza.
Segundo a Lei n o 8.159/1991, considera-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgão públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. Como um dos principais objetivos do arquivo é permitir a consulta dos documentos de forma fácil e rápida, são usados vários tipos de classificação que facilitam esta tarefa. Sobre a classificação das idades dos arquivos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Os arquivos de primeira idade são os considerados ...
Toda instituição arquivística deve contar com um ______________________ escrito, direcionado para a prevenção contra riscos potenciais e para o salvamento de acervos em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:
É um método que propõe a organização dos documentos por assunto. Assim, a classificação é elaborada pelos assuntos e temas básicos, que podem admitir diversas composições.
I. Registro (cadastro de controle, automatizado ou manual). II. Estatização (registrar no controle do Estado). III. Classificação (ostensivo, sigiloso e particular).
Sobre as operações que fazem parte do processo de Protocolo, está CORRETO o que se afirma em: