Em relação aos princípios fundamentais da arquivística, relacione cada princípio apresentado na coluna à esquerda às descrições destacadas na coluna à direita.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
O conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e no uso de documentos em arquivos é denominado:
Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. O processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de um dispositivo apropriado é conhecido como digitalização.
Quanto às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os próximos itens. A vantagem da microfilmagem é permitir o múltiplo uso, isto é, que vários pesquisadores possam ver um documento ao mesmo tempo.
O Técnico em Arquivo especializado em equipamentos de microfilmagem, durante a produção do microfilme, percebe que alguns documentos ultrapassam a dimensão máxima do campo fotográfico da microfilmadora em uso. Diante deste problema, a atitude do profissional será a seguinte:
Para a geração de matrizes digitais, não é recomendado que sejam utilizados recursos que resultam num aumento artificial da resolução óptica, com o propósito de fazer com que uma imagem digital pareça ter sido capturada originalmente com maior resolução. Esses recursos são conhecidos como
Banca:
Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)
Responsável pelo controle do ciclo de vida dos documentos, cujo foco é o domínio das versões destes, abrange todos os estágios de evolução dos documentos. Esse conceito refere-se a: