Arquivologia Microfilmagem e Automação Documentos Digitais / Eletrônicos
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca dos documentos arquivísticos digitais, julgue o próximo item.


O documento arquivístico físico é determinado pela organicidade do seu contexto de produção e acumulação, já o documento arquivístico digital, por sua vez, prescinde da organicidade, substituída pelo contexto tecnológico.  

32 Q902772
Arquivologia Microfilmagem e Automação Gestão de Documentos Eletrônicos – GDE Documentos Digitais / Eletrônicos
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Considerando os procedimentos e operações técnicas de um sistema de gestão arquivística de documentos digitais, relacione os procedimentos e operações técnicas descritos na Coluna 1 aos seus respectivos critérios na Coluna 2.
Coluna 1 1. Captura. 2. Armazenamento. 3. Pesquisa, localização e apresentação dos documentos. 4. Segurança. 5. Preservação.
Coluna 2 ( ) Procedimento destinado ao controle de acesso, trilhas de auditoria e cópias de segurança. ( ) Procedimento destinado à recuperação e acesso aos documentos e às informações nele contidas, facilitando a condução das atividades. ( ) Procedimento que deve garantir a autenticidade e o acesso dos documentos pelo tempo estipulado na tabela de temporalidade e destinação. ( ) Procedimento destinado em assegurar as caraterísticas...
33 Q902174
Arquivologia Conservação e Preservação Microfilmagem e Automação Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED + 2
Ano: 2023
Banca: FUMARC

Leia o texto a seguir e observe a figura.

“O modelo de informação apresenta o conceito de pacote de informação, que é fundamento de um repositório OAIS. Ele é um container conceitual, composto pelo objeto digital a ser preservado e todos metadados necessários associados a esse objeto.”


Imagem associada para resolução da questão


    Fonte: ROCHA, Cláudia Lacombe. Gestão e preservação de documentos digitais. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (...

34 Q902165
Arquivologia Conceitos Fundamentais Conceitos e Definições Legislação Arquivística + 3
Ano: 2023
Banca: FUMARC

Leia o texto a seguir.

“Pode-se concluir, então, que os documentos arquivísticos digitais são fortemente dependentes do registro de metadados.”

    Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 78.


A respeito do uso dos metadados para a gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


...
35 Q902160
Arquivologia Arquivos Permanentes Legislação Arquivística Microfilmagem e Automação + 2
Ano: 2023
Banca: FUMARC

Leia o texto a seguir, extraído da publicação Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes do CONARQ.

“Para a geração de matrizes e derivadas em formatos de arquivo digitais, recomenda-se sempre a adoção dos __________________ por permitirem melhores condições de acesso e preservação em longo prazo, e uma menor dependência de software e hardware. O formato mais utilizado para os representantes digitais matrizes é o formato__________________, que apresenta elevada definição de cores sendo amplamente conhecido e utilizado para o intercâmbio de representantes digitais entre as diversas plataformas de tecnologia da informação existentes.”

    Fonte: CONSELHO NA...

36 Q901636
Arquivologia Microfilmagem e Automação Documentos Digitais / Eletrônicos Digitalização de Documentos + 1
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
A informação sobre os documentos digitais que apoia sua identificação e recuperação denomina-se:
37 Q901631
Arquivologia Microfilmagem e Automação Documentos Digitais / Eletrônicos Certificação Digital / ICP-Brasil
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
A presunção de autenticidade do documento arquivístico digital se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento.
(Brasil. Conarq. Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais. 2012. https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-dconteudo/publicacoes/ conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf.)
De acordo com as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, os três aspectos que envolvem a autenticidade de documentos arquivísticos são:
38 Q900974
Arquivologia Microfilmagem e Automação Documentos Digitais / Eletrônicos
Ano: 2023
Banca: CESPE / CEBRASPE
Julgue o item que se segue, relativos ao uso de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.

Os documentos digitais gerados pelo processo de digitalização são provenientes de uma matriz analógica.  
39 Q900700
Arquivologia Microfilmagem e Automação Documentos Digitais / Eletrônicos Microfilmagem + 1
Ano: 2023
Banca: FEPESE
O setor público em seus três níveis se caracteriza por ter organizações de extrema burocracia. A essência desta forma de gestão, de forma básica, contempla a alocação de um grande grupo de pessoas que precisam atuar em conjunto, o que se comprova nos órgãos governamentais. Este excesso de burocracia traz consigo a produção de uma alta quantidade de documentos que, historicamente, foram de ordem física. Com os avanços tecnológicos e a disponibilização para os usuários de sistemas integrados esta quantidade de papel foi diminuindo. Neste sentido encontra-se um procedimento que possibilita a segurança na preservação de documentos por meio da captura destes em formato de imagem ou digital que, ao mesmo tempo, evita sua deterioração com o passar do tempo.
Que nome recebe este tipo de meto...
40 Q900307
Arquivologia Microfilmagem e Automação Documentos Digitais / Eletrônicos
Ano: 2023
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item a seguir. 


Para que a assinatura eletrônica de documentos digitais tenha validade, é necessário que os parâmetros de integridade sejam adequados ao nível de criticidade da informação.