181 Q662079
Arquivologia
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Sobre o arranjo documental, é INCORRETO afirmar que
182 Q662078
Arquivologia
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Amissão de umarquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que contêm a descrição ou representação de unidades documentais: seja do arquivo como umtodo, de uma parte ou de peças documentais específicas nele contidas.

O instrumento destinado à orientação geral dos usuários no conhecimento e no uso dos fundos existentesemumarquivo é o

183 Q662077
Arquivologia
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

O processo de descrição de documentos produz instrumentos de pesquisa que, por serem representações das unidades documentais que descrevem, são essenciais para o uso dos arquivos.

Dentre os instrumentos de descrição, qual é organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos?

184 Q662072
Arquivologia
Ano: 2017
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
O conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município, denomina-se
185 Q662070
Arquivologia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Uma das competências do arquivo de uma organização é
186 Q662080
Arquivologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)
Assinale a alternativa que apresenta o instrumento de pesquisa mais abrangente que atinge o grande público.
187 Q662071
Arquivologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Segundo Heloísa Liberalli Bellotto, a descrição analítica dos documentos é própria do
188 Q662076
Arquivologia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)
O instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física dos documentos, denomina-se
189 Q662075
Arquivologia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)

Paes (1990), sem oferecer um conceito de sistema de arquivos, enumera as características de arquivos dos sistemas centralizados e descentralizados de arquivos. Considere as afirmativas abaixo, no que se refere a esses dois sistemas.

I - O sistema centralizado pressupõe a concentração da documentação e das atividades de recepção, registro, distribuição, transferência e expedição de documentos de uso corrente, em um mesmo local ou órgão da estrutura organizacional, frequentemente conhecido como Protocolo e Arquivo, Comunicações e Arquivo ou outra denominação similar.

II - Um sistema descentralizado é regido pelas seguintes condições: centralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos correntes. Nessa configuração, destaca-se a existência de ...

190 Q662074
Arquivologia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)

Considere as afirmativas abaixo no que se refere aos arquivos permanentes e suas relações com os arquivos correntes e intermediários.

I - Teoricamente, o arquivo permanente de uma entidade é o seu arquivo corrente transformado pelas eliminações efetuadas no processo de avaliação e pelas mudanças observadas nos valores primários e secundários de seus documentos.

II - Em princípio, os documentos de caráter permanente invertem a relação estabelecida, na fase corrente, entre valor primário e valor secundário.

III - Enquanto os documentos correntes costumam apresentar alto valor primário e baixo valor secundário, é de se esperar que os documentos de caráter permanente possuam baixos valores primário e secundário.

Quais estão corretas?