Arquivologia Conceitos Fundamentais Arquivo e Outros Órgãos de Documentação
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Em relação aos acervos arquivísticos, julgue o item a seguir. 


Um projeto de pesquisa é um exemplo de documento com valor probatório. 

Arquivologia Conceitos Fundamentais Classificação dos Arquivos Arquivo e Outros Órgãos de Documentação
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Julgue o próximo item, referente à elaboração de instrumentos de gestão arquivística.


Um dos procedimentos preliminares para a construção do código de classificação e da tabela de temporalidade é a autorização do Arquivo Nacional. 

Arquivologia Conceitos Fundamentais Classificação dos Arquivos Conceitos e Definições + 2
Ano: 2023
Banca: FUMARC

Leia os textos a seguir.

“Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

    Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP, 2015. (Thesis, 3), p. 218. 


Leia os textos a seguir. “Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu me...

Arquivologia Conceitos Fundamentais Classificação dos Arquivos Administração de Arquivos + 5
Ano: 2023
Banca: FUMARC

Leia o texto a seguir.

“[...] o uso que sociedade faz de seus arquivos é, naturalmente, multifacetado, cambiante no tempo e disperso, sendo, entretanto, possível estabelecer basicamente três categorias, ligando-as a seus objetos e seus sujeitos.”

    Fonte: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 311.


A respeito do uso multifacetado dos documentos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente a categoria de uso com o seus respectivos objeto e sujeito.


...
Arquivologia Conceitos Fundamentais Avaliação de documentos Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário + 2
Ano: 2023
Banca: FUMARC

Leia o texto a seguir.

“A investigação preliminar é o alicerce para a elaboração do Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos. O órgão precisa investir tempo e pessoal nesta etapa para fornecer uma base sólida para as atividades subsequentes.”

    Fonte: CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos. 2. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2013. (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro; n. 3), p. 35.

A respeito da investigação preliminar, também conhecida como diagnóstico, analise as afirmativas abaixo:

...
Arquivologia Conceitos Fundamentais Classificação dos Arquivos Arquivo e Outros Órgãos de Documentação
Ano: 2023
Banca: VUNESP
Documentos que aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda definitiva são chamados de
Arquivologia Conceitos Fundamentais Classificação dos Arquivos Arquivo e Outros Órgãos de Documentação
Ano: 2023
Banca: Instituto Access
Nas formas variadas de métodos de arquivo, o método que utiliza a associação de letras e cores se chama 
Arquivologia Conceitos Fundamentais Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário Classificação dos Arquivos + 5
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Segundo Paes (2004), arquivologia é a ciência que tem por objeto o conhecimento dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas utilizados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização. Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de arquivo.
Arquivologia Protocolo Conceitos Fundamentais Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário + 4
Ano: 2023
Banca: Prefeitura de Belmonte - SC
Em toda organização há um setor responsável por receber e dar prosseguimento aos documentos, refere-se ao serviços e rotinas de protocolo, expedição e arquivo, leia as afirmativas a seguir:
I. É responsabilidade exclusiva do arquivo o recebimento e distribuição de correspondências que chegam nas organizações, documentos e processos, assim como pelo controle do seu fluxo na instituição.
II. Por meio de suas atividades, apoiadas num sistema operacional, é que se tornam possíveis a consulta e a localização de processos ou documentos que tenham sido entregues ao Protocolo.
III. Consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os...
10 Q898929
Arquivologia Conceitos Fundamentais Arquivo e Outros Órgãos de Documentação
Ano: 2023
Banca: Quadrix

Considerando as noções de arquivologia, julgue o item.


Informação é a unidade de registro, qualquer que seja o suporte ou o formato.