Ao longo do tempo, várias visões de arquitetura e enfoques sobre métodos de projetos e desenho urbano foram desenvolvidos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As cidades atuais buscam a linguagem sustentável global, na qual ruas, locais e praças definitivamente deixam de ser o maior enfoque. A sustentabilidade urbana é, exclusivamente, a melhoria da qualidade do meio ambiente. Agora, busca-se a solução de eficientes autopistas que resolvam os atuais problemas de trânsito, das poluições do ar e sonora, enfatizando o distanciamento das edificações monofuncionais, que, isoladas, proporcionam um melhor conforto ambiental.
Com relação à arquitetura de interiores e à ornamentação na arquitetura, julgue os seguintes itens.
As ordens clássicas gregas são a jônica, a dórica e a coríntia. A primeira ordem caracteriza-se por ser a mais simples, com coluna acanelada, desprovida de base e com capitel sem ornatos e em forma de almofada, que sustenta um ábaco quadrado. Na segunda ordem dórica, a coluna caracteriza-se pelas volutas (ornamento em espiral) em seu capitel e por possuir bases emolduradas. Já a ordem coríntia foi a mais ornamentada, com capitel em forma de campânula, decorado com folhas de acanto, e um ábaco de lados côncavos.
Na arquitetura, a concepção bioclimática auxilia a conservação de energia na medida em que se adotam métodos passivos para obtenção de conforto térmico, luminoso e acústico. Julgue os itens subseqüentes, acerca desse tema.
No Distrito Federal, as coberturas voltadas para o norte, com inclinação de 15º, devem receber proteção térmica para evitar a captação excessiva de energia radiante, já que essa é a orientação que recebe maior quantidade de radiação solar direta ao longo do anoCom relação aos projetos complementares à edificação, julgue os itens a seguir.
O quadro de distribuição, que deve estar em local de fácil acesso, é um painel em que estão instalados interruptores, dispositivos de corrente excessiva, instrumentos de medição e condutores gerais para o controle e a proteção de certo número de circuitos elétricos.
Com relação a elevadores, julgue os itens a seguir.
Em um esquema básico de instalação e funcionamento de elevadores, a cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por 2 longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina-armaçãoplataforma denomina-se carro.
Edgar Graeff, expoente teórico da arquitetura, afirmava que a construção é a materialização do projeto de arquitetura. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, acerca dos aspectos relacionados à execução, ao acompanhamento e ao planejamento técnico, econômico e financeiro das obras e serviços.
Na execução de esquadrias em madeira, deve-se aguardar algum tempo entre a colocação de folhas de portas a serem envernizadas ou enceradas, e aplicação do acabamento respectivo, que deve ser antecedido pela aplicação de óleo de linhaça.
Julgue os itens a seguir, no tocante ao uso do solo.
O zoneamento urbano constitui um conjunto de normas que regulam o uso do solo nas cidades mediante a divisão em zonas, nas quais certas atividades são proibidas e outras, permitidas. É uma tentativa de organizar e sistematizar o crescimento de áreas urbanas em categorias ou classes.
O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A criação dos primeiros parques nos EUA (o Yellowstone Park, em 1872, e o Yosemite, em 1890), bem como no Brasil (Itatiaia, em 1937), considerou como premissa maior a preservação de belezas cênicas notáveis, destinadas às gerações futuras. Ainda não havia naquela época uma preocupação objetiva com a biodiversidad...