Questões sobre História da Arte e Arquitetura

Em suas alegações em favor do tombamento de um bairro, uma associação de moradores sustenta que o local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença, no bairro, dentre outras, de obras de
  • A. Vilanova Artigas, Rino Levy e Paulo Mendes da Rocha.
  • B. Vilanova Artigas, Rino Levy e Osvaldo Bratke
  • C. Gregori Warschavchik, Vilanova Artigas e Carlos Bratke.
  • D. Rino Levy, Gregori Warschavchik e Carlos Bratke.
  • E. Gregori Warschavchik, Paulo Mendes da Rocha e Osvaldo Bratke.
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Dentre os arquitetos cujo método de projeto alia preceitos universais da arquitetura moderna e valores da tradição local, o que os insere no contexto definido por Kenneth Frampton como Regionalismo Crítico, encontram-se:
  • A. Zaha Hadid e Kengo Kuma.
  • B. Peter Eisenmann e Oscar Niemeyer.
  • C. Steven Holl e Rem Koolhaas.
  • D. Tadao Ando e Álvaro Siza.
  • E. Alvar Aalto e Aldo Rossi.
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Segundo Leonardo Benévolo, destaca-se como fundamento da cidade moderna:
  • A. O privilégio das funções produtivas, sobretudo terciárias, sobre as demais funções.
  • B. A reconquista do controle público sobre todo o espaço da cidade.
  • C. A definição de zonas verdes em áreas bem definidas do tecido urbano.
  • D. O entendimento da circulação viária como unidade principal de formação do bairro.
  • E. A existência de um centro formado por importantes edifícios multifuncionais.
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O Conjunto Residencial Cecap, projeto dos arquitetos Vilanova Artigas, Fábio Penteado e Paulo Mendes da Rocha, destaca-se como um dos ícones da arquitetura habitacional de interesse social no Brasil.

Considerando a figura acima, é correto afirmar que

  • A. ao menos um dos cinco pontos da Nova Arquitetura apontados pelo arquiteto Le Corbusier é visivelmente apresentado.
  • B. todas as portas do apartamento podem ser reposicionadas, o que permite a adaptação a eventuais reformas.
  • C. a localização da escada à volta do elevador otimiza o plano de circulação nas áreas comuns.
  • D. destaca-se na racionalidade estrutural da obra a ausência de balanços.
  • E. apesar da utilização da alvenaria estrutural, a obra permite flexibilidade nos espaços internos.
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O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações “historicistas”, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:
  • A. moderno.
  • B. pós-moderno.
  • C. deconstrutivista.
  • D. high-tech.
  • E. barroco.
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A identificação dos diversos estilos de jardins é fundamental para evitar que se cometam erros por ocasião da implantação de um projeto paisagístico. Sobre o estilo dos jardins, analise as afirmativas a seguir.

I. No jardim tropical procura-se recriar a exuberância da flora tropical; para promover a integração entre os diversos “verdes” um gramado é quase essencial.

II. No jardim desértico procura-se reproduzir uma paisagem árida em que pedras e areia servem de pano de fundo para espécies suculentas e arbustos de troncos retorcidos.

III. No jardim contemporâneo brasileiro são privilegiados os espaços sinuosos, criando recantos e caminhos por meio de espécies de vegetação nativa.

Assinale:

  • A. se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B. se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • C. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas. As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica. A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.

1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.

2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.

3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.

( ) Espanha no período da invasão moura.

( ) Grécia Antiga.

( ) Roma no período imperial.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 3 – 2 – 1
  • B. 3 – 1 – 2
  • C. 2 – 3 – 1
  • D. 2 – 1 – 3
  • E. 1 – 2 – 3
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A figura a seguir apresenta a fachada do Santuário de Congonhas, onde se pode observar o Adro dos Profetas, obra de Aleijadinho.

Essas estátuas formam uma série de pináculos que proporciona uma quebra de monotonia, devido principalmente

  • A. à disposição das estátuas.
  • B. à assimetria das estátuas.
  • C. ao tamanho das estátuas.
  • D. à quantidade de estátuas.
  • E. à paridade das estátuas.
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A obra de Debret é uma referência para os estudos da arquitetura brasileira ligadas à corrente neocolonial. Os principais irradiadores dessa corrente para as arquiteturas paulista e carioca foram, respectivamente,
  • A. José Mariano Filho e Alexandre Albuquerque.
  • B. Ricardo Severo e Ramos de Azevedo.
  • C. Ricardo Severo e Ramos de Azevedo.
  • D. José Wasth Rodrigues e José Mariano Filho.
  • E. José Wasth Rodrigues e Alexandre Albuquerque.
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A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.

Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

  • A. Barroco.
  • B. Classicismo.
  • C. Neoclassicismo.
  • D. Ecletismo.
  • E. Renascimento.
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