61 Q901408
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Ambiente Urbano
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
As relações espaciais vêm a ser a análise preliminar de uma possível setorização. Neste momento, procura-se definir alguns níveis de relações espaciais entre os ambientes, por meio de três categorias de verificação; assinale-as.
62 Q899843
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Pisos Podotáteis
Ano: 2023
Banca: SELECON
De acordo com a norma ABNT NBR 9050/2020, toda rampa deve possuir corrimão com duas alturas em cada lado, cujas medidas, desde o piso, devem ser de:
63 Q968694
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Circulações Verticais e Horizontais
Ano: 2022
Banca: CONSULPLAN
Para fins de adequação em termos de acessibilidade, além de uma escada, será necessária a construção de uma rampa, com inclinação de 8,33%, para acesso à edificação de porte comercial, conforme indicado pela hachura na imagem a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Considerando que todas as cotas apresentadas estão em metros e que para este solo o fator de conversão é de 0,7, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o valor arredondado do volume de material a ser retirado do terreno e o volume de material que será transportado para bota-fora.
64 Q968443
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Dimensionamentos Mínimos
Ano: 2022
Banca: FURB
Em cinemas, teatros, auditórios e similares, o espaço destinado a pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) deve possuir as dimensões mínimas de:
65 Q968438
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Equipamentos e Mobiliários Dimensionamentos Mínimos
Ano: 2022
Banca: FURB
As mesas ou superfícies de trabalho, para serem consideradas acessíveis às pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.), entre outros aspectos, devem possuir:
66 Q968435
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Circulações Verticais e Horizontais Dimensionamentos Mínimos
Ano: 2022
Banca: FURB
Na elaboração de um projeto de acessibilidade, para cadeiras de rodas, a largura mínima para a transposição de um obstáculo isolado com extensão acima de 0,40 m deve ser de:
67 Q968434
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Ambiente Urbano
Ano: 2022
Banca: FURB
Sob a ótica da acessibilidade dos semáforos de pedestres, os dispositivos de acionamento manual para travessia de pedestres devem situar-se entre:
68 Q968425
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Circulações Verticais e Horizontais Dimensionamentos Mínimos
Ano: 2022
Banca: FURB
Em um projeto de acessibilidade, as dimensões mínimas (largura e comprimento) da área para manobra de cadeiras de rodas com deslocamento de 180°, devem ser:
69 Q968391
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal Circulações Verticais e Horizontais Dimensionamentos Mínimos
Ano: 2022
Banca: FCM
Considerando a NBR 9050:2015 (Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o dimensionamento de rampas.

( ) A inclinação transversal não pode exceder 3% em rampas internas e 5% em rampas externas.
( ) Em reformas, para desníveis máximos de cada segmento de rampa igual a 0,075 m, a inclinação máxima admissível é entre 10,0% e 14,5%.
( ) Em edificações novas, para desníveis máximos de cada segmento de rampa igual a 0,80 m, a inclinação máxima admissível é entre 6,25% e 8,33%.
( ) Em edificações novas, para desníveis máximos de cada segmento de rampa igual a 1,50 m, a inclinação máxima admissível é entre 6,25% e 8,33%.
( ) Em edificações novas, a larg...
70 Q967688
Arquitetura Acessibilidade e Desenho Universal
Ano: 2022
Banca: IBFC
 A NBR 9050/2020 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Sobre esta norma, analise as afirmativas abaixo:
I. Faixa elevada é a elevação do nível do leito carroçável composto de área plana elevada, sinalizada com faixa para travessia de pedestres e rampa de transposição para veículos, destinada a nivelar o leito carroçável às calçadas em ambos os lados da via.
II. Foco de pedestres é a sinalização transversal ao leito carroçável, destinada a ordenar e indicar os deslocamentos dos pedestres para a travessia da via.
Assinale a alternativa correta.