Questões sobre Processo Administrativo da CESGRANRIO

Um auxiliar administrativo precisa desenvolver um gráfico que represente a estrutura organizacional de uma empresa, utilizando, para tanto, blocos indicativos dos órgãos e linhas verticais ou horizontais, interligando-os hierarquicamente. Nesse caso, o auxiliar desenvolverá um(a)
  • A. organograma
  • B. plano operacional
  • C. manual de controle
  • D. planejamento estratégico
  • E. descrição do cargo
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Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais. Os sistemas responsáveis pelo monitoramento das atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos e entradas de dinheiro são denominados sistemas de
  • A. trocas diretas
  • B. apoio à decisão
  • C. apoio ao executivo
  • D. informação gerencial
  • E. processamento de transações
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De acordo com as situações a que se aplicam, as decisões podem ser classificadas de diversas formas. As decisões que se aplicam a problemas repetitivos são denominadas
  • A. coletivas
  • B. individuais
  • C. maximizadas
  • D. programadas
  • E. administrativas
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No contexto de gerenciamento de processos de negócios, o conjunto de elementos que recebe uma entrada, adiciona valor a ela e fornece uma saída para um cliente específico, define
  • A. BPM
  • B. processo
  • C. função
  • D. informação
  • E. organização
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O conceito de colaboração nunca foi tão importante para as empresas como nos dias atuais, especialmente quando aplicado à Gestão da Cadeia de Suprimentos. Os conceitos e implicações da colaboração e do uso crescente de tecnologia da informação nos processos de Supply Chain Management envolvem o conhecimento de que

  • A.

    o efeito chicote resulta em grandes oscilações na demanda final, devido a pequenas variações nos primeiros estágios das empresas que constituem cadeia de suprimentos.

  • B.

    os fornecedores de primeira e segunda camada constituem a cadeia de suprimentos integrada de uma empresa.

  • C.

    a redução de custos de forma local é um dos grandes objetivos da gestão colaborativa da cadeia de suprimentos.

  • D.

    as atividades de fornecedores, empresa e clientes são suportadas por sistemas locais sem forte integração, em uma visão moderna de colaboração da cadeia de suprimentos.

  • E.

    uma cadeia de suprimentos web-centrada é assim chamada porque suas operações são baseadas no e-commerce, tornando-a fortemente dependente de sistemas ERP.

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Processo Administrativo é a denominação dada ao conjunto e à sequência das funções administrativas, que são:

  • A.

    Estruturação, Hierarquia, Níveis Organizacionais e Controle

  • B.

    Planejamento, Estruturação, Hierarquia e Decisão

  • C.

    Planejamento, Organização, Direção e Controle

  • D.

    Organização, Aplicação de Recursos, Gerenciamento e Resultados

  • E. Aplicação de Recursos, Desempenho, Gerenciamento e Controle
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Analise as afirmações a seguir sobre as empresas X, Y e Z representadas na figura.

I - A empresa X utiliza um processo por tarefas.

II - A empresa Y utiliza um processo de em lotes.

 III - A empresa Z utiliza um processo de fluxo continuo.

IV - As empresas X e Y utilizam processos de linha de montagem.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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Em Projeto e Avaliação do Trabalho, a amostragem é uma técnica para calcular os tempos das tarefas em um processo de produção que

  • A.

    cronometra os movimentos elementares de execução da tarefa.

  • B.

    determina o Tempo Normal para cada movimento básico da execução.

  • C.

    possibilita estimar o percentual de tempo gasto em tarefas não repetitivas.

  • D.

    define o tempo da tarefa com base em tempos levantados previamente e tabelados por sistemas produtivos semelhantes.

  • E.

    determina as etapas do diagrama SIMO (movimentos simultâneos).

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A figura a seguir deve ser usada para responder às questões de nos 48 a 50.

Comparando os dois processos, analise as afirmações a seguir.

I - O processo 1 tem um tempo de atendimento menor e um risco maior.

II - O processo 1 é mais adequado a demandas de maior volume padronizados.

III - O processo 2 tem um tempo de atendimento maior e um risco menor.

IV - O processo 2 é mais adequado à customização dos pedidos dos clientes. 

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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A figura a seguir deve ser usada para responder às questões de nos 48 a 50.

Os tempos de ciclo (lead-time), em minutos, dos processos 1 e 2, respectivamente, são:

  • A.

    10,0 e 15,0.

  • B.

    11,0 e 16,0.

  • C.

    11,5 e 16,5.

  • D.

    13,0 e 18,0.

  • E.

    13,5 e 18,5.

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