Questões sobre Planejamento da NCE

Administração - Planejamento - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial

Na perspectiva de Estratégia, um recurso estratégico é:

  • A.

    capaz de melhorar a eficiência e eficácia da organização; é escasso e apresenta elevada demanda, é difícil de ser imitado e/ou ser substituído por outro recurso que ofereça benefício semelhante;

  • B.

    possível de ser concentrado em um ponto focal estratégico, é possível ser acumulado, ser misturado a outro criando um terceiro de maior valor, ser conservado e, no caso de perda, recuperado rapidamente;

  • C.

    possível de ser partilhado na organização, ser combinado com outros; é capaz de ser transformado em produtos; é caracterizado por altos custos financeiros e de tempo dificultando sua imitação pelos concorrentes;

  • D.

    intangível e, portanto, difícil de ser copiado, é passível de ser protegido por patentes, é fundado no desenvolvimento de um aprendizado organizacional, é de alto grau de complexidade;

  • E.

    capaz de criar oportunidades futuras para a organização, é centrado na capacidade dos recursos humanos; é inimitável; pode ser adicionado a outros recursos disponíveis de maneira a criar uma competência essencial.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Administração - Planejamento - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Qualquer Área de Formação (QQAE))

Em relação ao Planejamento Estratégico, avalie as afirmativas:

I – É o mecanismo pelo qual a empresa organiza seus recursos e ações para alcançar seus objetivos.

II – É um processo formal e informal.

III –Missão e visão se confundem.

  • A.

    somente as afirmações I e II estão corretas;

  • B.

    somente as afirmações I e III estão corretas;

  • C.

    somente as afirmações II e III estão corretas;

  • D.

    somente a afirmação I está correta;

  • E.

    somente a afirmação II está correta.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Observe o Triângulo Interativo do Planejamento Estratégico:

Sua concepção orienta para o princípio de que é necessário "conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro", para exercer maior influência. Este princípio expressa a razão de ser de uma unidade de informação, configurada como segunda etapa do planejamento estratégico, descrita por Barbalho e Beraquet (1995) e identificada como:

  • A. missão;
  • B. mandato;
  • C. propostas estratégicas;
  • D. análise do ambiente;
  • E. questões estratégicas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Fusões estratégicas são aquelas empreendidas com o objetivo de, EXCETO:

  • A.

    eliminar funções redundantes;

  • B.

    reestruturar a companhia, adquirindo suas ações, para melhorar o fluxo de caixa;

  • C.

    obter economias de escala;

  • D.

    ampliar a participação no mercado;

  • E.

    melhorar as fontes de matéria-prima e a distribuição do produto acabado.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em relação a métodos de planejamento e controle da produção é correto afirmar que:

  • A.

    o método MRP é um exemplo de sistema de produção puxada;

  • B.

    Just in Time e MRP são métodos equivalentes;

  • C.

    o Just in Time é um exemplo de sistema de produção empurrada;

  • D.

    o MRP é chamado também de "Sistema Toyota de Produção";

  • E.

    o Just in Time visa diminuir os estoques ao nível mínimo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Estratégia é a seleção dos meios empregados para realizar objetivos, envolvendo análises ambientais e definições de planos. Na análise:
  • A. (A) externa ou do ambiente, é feito o estudo de desempenho da organização, com o objetivo de compreender sua evolução passada e projetá-la para o futuro;
  • B. (B) da situação estratégica ou atual, são identificados os pontos fortes e fracos da organização;
  • C. (C) externa ou do ambiente, os objetivos focalizados inicialmente são definidos de forma genérica, especialmente a missão e o negócio;
  • D. (D) interna, são tratadas ameaças e oportunidades relativas à mudança tecnológica;
  • E. (E) interna, os recursos e competências de cada área da organização são avaliados, bem como suas deficiências e vulnerabilidades.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: