111 Q5517
Administração
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
Podemos dizer que a descentralização é a menor concentração de poder decisório na alta administração, uma das vantagens da descentralização é:
112 Q5516
Administração
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
Em uma empresa podemos identificar tipos característicos de estruturas, referente à Estruturação por Área Geográfica identificamos as seguintes características:

I. Estrutura onde é mantida uma gestão local, a fim de atuar como instrumento filtrante, só encaminhando à administração central o que houver sido exigido dentro do quadro de competências.

II. Este tipo de estruturação é caracterizada pelo funcionamento de unidades que visam a um público determinado.

III. Esta estrutura tem como principal vantagem o fato de a administração local conhecer melhor as peculiaridades da área onde atua, sendo assim possui condições para transmitir determinações coincidentes com a realidade local.
113 Q5395
Administração
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
É o modelo que se baseia nas organizações militares. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o mais baixo.
114 Q5339
Administração
Ano: 2014
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Djalma Oliveira, no mesmo livro, também discorre sobre estruturação produtiva. Analise as quatro afirmações seguintes e escreva V ou F conforme elas sejam verdadeiras ou falsas.

I. ( ) Estrutura organizacional é o delineamento interativo das responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões dos executivos e profissionais em cada unidade organizacional, com suas funções e a relação de cada parte com as demais da cooperativa inteira.

II. ( ) A departamentalização por turno pode apresentar algumas vantagens – nos casos de trabalhos similares, repetidos e contínuos – e também nos processos produtivos simples e padronizados.

III. ( ) Rede de integração entre cooperativas é a cooperação estruturada em redes sociais virtuais. IV. ( ) Governança corporativa é o modelo de gestã...
115 Q5338
Administração
Ano: 2014
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Djalma Oliveira (2011: 214) apresenta duas formas modernas de departamentalizar as cooperativas, as quais serão mais utilizadas em um futuro breve pela própria evolução natural dos conhecimentos do assunto gestão de cooperativas.

Marque a alternativa correta que apresenta essas formas inovadoras de departamentalização:
116 Q5168
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Estrutura organizacional é o modo como as atividades de uma organização são coordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Com relação às funções básicas da estrutura organizacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Possibilitar aos membros organizacionais a execução de uma variedade de atividades, de acordo com os critérios de divisão de trabalho, sem definir a especialização.

( ) Proporcionar aos membros organizacionais a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores, como supervisão hierárquica.

( ) Definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras organizações com as quais interage.

As afirmativas são, respectivamente,
117 Q5124
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
João é Executivo Chefe do Departamento de Engenharia da Empresa Alfa, que possui uma estratégia voltada para produtos de alta qualidade e se consolidou em um ambiente estável de atuação. Nessa empresa, atividades análogas são agrupadas em um órgão específico. Todas as atividades diretamente associadas à produção se concentram no departamento que João chefia. Esse departamento é independente e lida com todos os produtos da empresa, está centrado em suas atividades e dispende toda a sua energia no alcance de objetivos imediatos. Os funcionários chefiados por João são especialistas extremamente capacitados para as tarefas que desenvolvem. Pode-se concluir que a estrutura organizacional da empresa Alfa é
118 Q5123
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Carlos e Joana foram contratados pela Multinacional X, no mesmo processo seletivo, para o cargo de auxiliar em vendas. Após alguns anos de casa, boas avaliações de desempenho e algumas promoções, Carlos e Joana ocupam o cargo de vendedor regional. Ambos foram chamados para uma reunião com seus superiores, que lhes apresentaram duas possiblidades de desenvolvimento de carreira:

- possibilidade 1: seguir o braço gerencial da empresa, em que o topo da carreira é o cargo de Diretor de Vendas.

- possiblidade 2: seguir o braço técnico da empresa, em que o topo da carreira é o cargo de Diretor Técnico de Pesquisa.

Cabe ressaltar que, na empresa em questão, os profissionais podem migrar entre a possiblidade 1 e 2, passando do braço técnico para o gerencial e vice...

119 Q5116
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Na organização em que Augusto trabalha foram implantados grupos de projetos para lidar com planejamento e produção de produtos específicos para solucionar problemas coorporativos. Augusto trabalha em uma organização
120 Q5075
Administração
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens. O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.