101 Q5381
Administração
Ano: 2014
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
____________________________ desenvolveu uma das primeiras tentativas para entender o comportamento das pessoas nas organizações, classificando as teorias organizacionais de acordo com pressupostos distintos acerca da natureza humana. Isto significa, que cada administrador possui uma concepção própria a respeito de seus subordinados, que condicionará a forma como ele os dirige.

O nome do pensador que completa coerentemente a proposição acima é
102 Q5256
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A respeito do comportamento humano em níveis individuais e grupais, analise as afirmativas a seguir.

I. A abertura para experiências descreve até que ponto uma pessoa é imaginativa e curiosa.

II. Os trabalhadores devem avaliar suas atitudes e sua capacidade de aprendizagem para melhorar seus resultados.

III. O modelo de personalidade é um construto teórico que descreve a organização com base em cinco dimensões.

Assinale:
103 Q5201
Administração
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
As organizações buscam, através de suas ações, melhorarem seu desempenho no mercado de forma que possam se tornar mais competitivas e atingir seus objetivos. Dois conceitos fundamentais sobre o desempenho das organizações estão relacionados à eficiência e à eficácia. A eficiência está relacionada à produtividade da organização no que se refere à utilização mais econômica dos seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou a economia dos recursos, maior a eficiência da organização. Com base no conceito de produtividade, assinale a alternativa que apresenta corretamente os fatores que contribuem para o aumento da eficiência das organizações.
104 Q5148
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Leia o fragmento a seguir.

“Homeostase é a propriedade de um sistema aberto de regular seu ambiente _____ de forma a manter uma condição _____, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio _____”.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
105 Q5137
Administração
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

São alternativas criadas para reduzir ou aumentar a quantidade de informação processada, EXCETO:

106 Q5125
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Laura foi promovida a gerente. Ela acredita que a colaboração da equipe vai depender de sua capacidade de descobrir o potencial de cada membro. Para tanto, Laura pretende traçar uma estratégia de execução do trabalho fundamentada no reconhecimento de que as pessoas desejam realizar um trabalho relevante, que torne significativo os seus desempenhos organizacionais. As crenças de Laura estão embasadas na seguinte teoria motivacional
107 Q5117
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Sabendo-se que o núcleo da identidade organizacional se apoia em pilares, é correto afirmar que o pilar mais vulnerável às transformações do ambiente é aquele relativo
108 Q5000
Administração
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)
Uma das características do ambiente organizacional, segundo Williams (2010), é a incerteza, que pode ser definida como
109 Q3946
Administração
Ano: 2014
Banca: FJG
O quadro negativo de falta de integração organizacional, segundo Gomes de Matos, caracterizado por objetivos imprecisos, politicas mal formuladas e sistemas indefinidos, refere-se a problemas de desagregação organizacional no seguinte nível:
110 Q3944
Administração
Ano: 2014
Banca: FJG
Constitui uma ferramenta organizacional que pode ser considerada um trabalho com datas de início e término previamente estabelecidas, coordenador responsável, resultado final predeterminado e alocação de recursos necessários ao seu desenvolvimento: